Euronext quer comprar Bolsa de Atenas por 412,8 milhões de euros

A Bolsa de Valores de Atenas vai ser comprada pela dona da bolsa de Lisboa. A oferta cresceu no espaço de um mês e foi aceite pelo conselho da bolsa de Atenas. Euronext espera que cenário macroeconómico ajude a impulsionar os ganhos.
Dona da bolsa de Lisboa aumentou a sua oferta.
Tiago Sousa Dias
Inês Pinto Miguel 31 de Julho de 2025 às 09:44

As intenções foram agora consumadas. Depois de semanas de incógnitas, a Euronext avançou com uma oferta para comprar a Bolsa de Atenas por 412,8 milhões de euros, numa base diluída. 

Isto significa que a oferta da dona da Bolsa de Lisboa está estruturada "numa taxa de conversão fixa de 20 ações ordinárias da ATHEX por cada nova ação da Euronext". Em comunicado, a Euronext adianta que, tendo em conta o fecho de 142,7 euros na sessão de 30 de julho, "a oferta proposta avalia a ATHEX em 7,14 euros por ação e o capital social ordinário total de 412,8 milhões de euros". 

PUB

No início do mês, e tendo em conta a sessão de 30 de junho, a oferta era de 6,90 euros por ação da bolsa grega, avaliando-a em 399 milhões de euros. 

Na informação disponibilizada ao mercado, o conselho da Bolsa de Valores de Atenas apoiou unanimemente a última oferta da Euronext.

O CEO da Euronext, Stéphane Boujnah, assumiu que este é "um passo significativo em direção a um mercado de capitais mais integrado e competitivo na Europa. Hoje, o compromisso de progradir rumo a uma união de poupança e investimentos na Europa não tem precedentes, e estamos totalmente dedicados a transformar esse compromisso em realidade". 

PUB

"A Euronext pretende expandir ainda mais a sua presença geográfica para a Grécia e estabelecer um polo de financiamento na região do sudeste europeu por meio da ATHEX. A Grécia tem observado um forte crescimento económico nos últimos anos, apoiado pelo aumento do investimento, pela crescente confiança internacional e por indicadores económicos sólidos. Este é o momento certo no tempo certo para investir na Grécia", destacou Boujnah, admitindo que esta aquisição vai aumentar a visibilidade e atratividade dos mercados gregos a nível internacional.

A Euronext opera, atualmente, as bolsas de Lisboa, Paris, Amesterdão, Milão, Bruxelas, Dublin e Oslo.

Tendo em conta os dados dos primeiros seis meses do ano, a Euronext lembra que existem 150 empresas cotadas na ATHEX, somando uma "capitalização total média de 127 mil milhões de euros". "Nos últimos anos, a ATHEX beneficiou de um ambiente macroeconómico favorável, impulsionado pela recuperação contínua da economia grega", tanto que no ano passado gerou "uma receita líquida de 52 milhões de euros, um aumento de 76% face a 2020, e 23,7 milhões de EBITDA".

PUB

A expectativa da Euronext para esta aquisição é que "a economia grega continue a apoiar significativamente os negócios da bolsa".

Pub
Pub
Pub