Bruxelas avalia possível cartel da Deutsche Boerse e do Nasdaq
A Comissão Europeia está a investigar a possibilidade de as duas empresas terem coordenado o seu comportamento no setor da cotação, negociação e compensação de derivados financeiros.
A Comissão Europeia abriu esta quinta-feira uma investigação às práticas de cotação, negociação e "clearing" (ou compensação) de derivados da Deutsche Boerse e do Nasdaq. Em causa está a possibilidade de um cartel entre as duas empresas, violando as regras europeias.
"A Comissão Europeia abriu uma investigação formal em matéria de concorrência para avaliar se a Deutsche Börse e a Nasdaq violaram as regras da concorrência da UE ao coordenarem o seu comportamento no setor da cotação, negociação e compensação de derivados financeiros no Espaço Económico Europeu [EEE]", revelou o executivo comunitário em comunicado.
Bruxelas receia que as empresas tenham entrado em "acordos ou práticas concertadas para não competirem", bem como alocado procura a determinados produtos, coordenado preços e trocado informação comercial.
A abertura de uma investigação formal não assume qualquer tipo de resultado, mas a Comissão tem poder para aplicar multas de até 10% das receitas anuais de uma empresa. Além disso, as duas visadas seriam obrigadas a pôr fim a todo o tipo de atividades que não cumpram as regras de concorrência do bloco.
As buscas que poderão estar relacionadas com este caso aconteceram em setembro de 2024 nas duas empresas e ocorreram meses depois de a Deutsche Boerse Energy Exchange ter abortado os planos para adquirir a divisão de negociação de eletricidade e "clearing" da Nasdaq Nordic. Na altura surgiram preocupações de concorrência, uma vez que o negócio levaria a Deutsche Boerse a tornar-se a maior bolsa de transação no mercado energético.
Mais lidas