pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Cotadas do PSI inalteradas na revisão trimestral da Euronext

A gestora da bolsa de Lisboa não vai mexer nas 15 empresas que compõem o principal índice nacional. A Ibersol foi a última a entrar, em 2023.

Vítor Chi
11 de Junho de 2025 às 17:34

A Euronext optou esta quarta-feira, na revisão trimestral, por manter inalterados os 15 elementos que compõem o principal índice nacional, de acordo com um comunicado da gestora da bolsa de Lisboa.

O número de empresas do PSI está inalterado desde a , e em finais de outubro do ano passado. A empresa de energias renováveis viria a ser adquirida pela Gamma Lux Aggregator, uma entidade detida pela Kohlberg Kravis Roberts (KKR).

Para serem elegíveis para uma inclusão no índice as cotadas têm de ter uma capitalização bolsista superior a 100 milhões de euros e assegurar que o volume de negociação represente pelo menos 15% do total de ações em bolsa durante um período de 12 meses. A Euronext analisa analisa ainda liquidez das cotadas para escolher quais as empresas que vão fazer parte do índice português. A última empresa a entrar no PSI foi a Ibersol que se juntou ao restrito grupo há dois anos, em março de 2023.

As revisões acontecem em junho, setembro e dezembro e a revisão anual é em março. Em caso de , um cenário que continua em cima da mesa , leva a que uma integração no principal índice nacional , respetivamente. Isto porque a data-limite da revisão é "após o fecho do mercado na penúltima sexta-feira de fevereiro, maio, agosto e novembro", como tinha detalhado fonte oficial da Euronext ao Negócios.

No entanto, um comité independente pode considerar elegível uma empresa recém-admitida à negociação, mesmo que tenha menos de 20 dias de mercado, "caso a liquidez desde a data de admissão até à data limite de revisão ofereça garantia suficiente de que a empresa cumprirá os critérios de liquidez e a sua capitalização bolsista em 'free float' esteja significativamente acima do limite para inclusão no índice", acrescentou.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio