pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Dona da bolsa de Lisboa vai ser listada no índice francês CAC-40

Em pouco mais de uma década, as receitas da Euronext triplicaram para 1,6 mil milhões de euros e o valor de mercado também disparou.

Euronext
Euronext Tiago Sousa Dias
08:46

A Euronext, empresa de origem francesa que é dona de vários índices bolsistas na Europa, incluindo o português PSI, anunciou nesta sexta-feira que vai passar a integrar o principal índice francês, o CAC-40. A integração no índice será feita numa sexta-feira, 19 de setembro, após o fecho de mercado e a primeira negociação no principal índice francês acontece no dia 22 de setembro.

A Euronext detém as bolsas de Lisboa (PSI), Amesterdão (com o índice AEX dos Países Baixos), Bruxelas (com o índice BEL-20 da Bélgica), Dublin (com o índice ISEQ-20 da Irlanda), Milão (com o índice Euronext Milan de Itália), Oslo (com o índice OBX da Noruega) e Paris (com o índice CAC-40 de França), esta última na qual passará a ser listada. Detém ainda muitos outros índices, como o italiano MIB ESG.

Até aqui, a Euronext tem negociado noutros índices franceses: primeiro no SBF 120 e em 2021 passou a fazer parte do CAC Next 20. A chegada à "primeira liga" das cotadas frnacesas marca aquela que tem sido a evolução da empresa nos últimos anos.

Desde 2014, altura da entrada em bolsa da Euronext, as receita da empresa triplicaram, passando de 458 milhões de euros para 1,6 mil milhões de euros registados em 2024. Já o valor de mercado da empresa passou de 1,4 mil milhões para 14,5 mil milhões de euros (em agosto de 2025, segundo a própria Euronext).

"A nossa inclusão no CAC-40 é um testemunho do percurso notável que temos feito desde a nossa entrada em bolsa em junho de 2014. Acelerámos o nosso crescimento através de aquisições estratégicas, expansão geográfica e diversificação para novas classes de ativos", sublinha em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o presidente executivo (CEO) e presidente do conselho de administração (chairman) da Euronext, Stéphane Boujnah.

(Notícia atualizada às 09:42 horas para clarificar as bolsas que a Euronext opera

Ver comentários
Publicidade
C•Studio