pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Empresa de Trump prepara-se para criar reserva de 6,3 mil milhões de dólares em criptoativos

A reserva vai consistir na cronos, a 23.ª criptomoeda mais valiosa do mundo. É mais um projeto do Presidente dos EUA no mundo dos ativos digitais, que tem vindo a crescer substancialmente desde que Trump assumiu as rédeas do país.

Desde que tomou posse, Donald Trump tem construído um império cripto.
Desde que tomou posse, Donald Trump tem construído um império cripto. Alex Brandon / AP
26 de Agosto de 2025 às 16:16

Donald Trump está investido em continuar a expandir o seu império cripto. Esta terça-feira, a Trump Media & Technology Group - a empresa de media do Presidente dos EUA - e a Crypto.com chegaram a acordo com a Yorkville Acquisition para criar uma empresa focada na compra e manutenção de cronos (a 23.º maior criptomoeda em termos de capitalização de mercado do mundo). De acordo com um comunicado enviado ao regulador norte-americano, a empresa contará com um investimento inicial de 6,3 mil milhões de dólares e vai cotar no Nasdaq.

A Crypto.com vai transferir 684,4 milhões de cronos para a Trump Media, avaliados, na altura em que o comunicado foi divulgado, em 105 milhões de dólares. Em reação a esta notícia, a criptomoeda chegou a disparar mais de 30%, estando neste momento a negociar em 0,2035 dólares - o que eleva o valor da futura reserva para aproximadamente 139,3 milhões de dólares. Como moeda de troca, a empresa detida por Trump vai dar 2,8 milhões de ações à plataforma de serviços com criptoativos, além de 50 milhões de dólares em dinheiro. 

A cronos é a critpomoeda nativa da rede em "blockchain" do mesmo nome, que, por sua vez, é operada pela Crypto.com. A relação entre Trump e a empresa data, pelo menos, desde o ano passado, quando o CEO da plataforma, Kris Marszalek, foi um dos primeiros nomes do setor a visitar o Presidente norte-americano em Mar-a-Lago, após a sua vitória nas eleições presidenciais contra Kamala Harris. A visita foi acompanhada de um cheque de um milhão de dólares para o comité da inauguração do líder dos EUA. 

A empresa vai ser denominada Trump Media Group CRO Strategy, numa alusão à norte-americana Strategy de Michael Saylor - . Esta estratégia tem vindo a ser adotada por uma série de empresas que querem replicar o sucesso da "arca de bitcoin", uma lista que inclui nomes como a GameStop, a Tesla e até mesmo a Trump Media - que já detém 15 mil bitcoins, avaliadas, neste momento, em cerca de 1,66 mil milhões de dólares

Esta também não é a primeira parceria entre o grupo de media do Presidente norte-americano e a Crypto.com. As duas já colaboraram várias vezes no lançamento de uma série de fundos negociados em bolsa (ETF, na sigla anglo-saxônica) ligados a ativos digitais. Em reação à notícia, a Trump Media está a disparar 5,49% para 18,16 dólares por ação, enquanto a Yorkville Acquisition, que arrancou a sessão no verde, está neste momento a recuar 2,25% em bolsa. 

Entre ETF, "meme coins" e "non-fungible tokens" (NFT), . A maior partes dos investimentos são feitos através dos seus filhos – uma forma do Presidente dos EUA se escudar contra acusações de conflitos de interesse -, e, em abril, a Bloomberg já avaliava este império em mil milhões de dólares. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio