Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cada português tem em média dois cartões bancários

Os cartões de débito continuam a superar os cartões de crédito, revela o Banco de Portugal, que acrescentam que os primeiros cresceram mais em 2015.

Reuters
Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 30 de Junho de 2016 às 18:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Estavam registados na rede Multibanco, no final de 2015, cerca de 20 milhões de cartões de pagamento activos, anunciou o Banco de Portugal no Relatório dos Sistemas de Pagamentos de 2015, publicado esta quinta-feira. Um valor que representa uma média de dois cartões por cada cidadão. Grande parte destes cartões são de débito.


"No final do ano estavam registados na rede Multibanco cerca de 20 milhões de cartões de pagamento activos (seis milhões de cartões de crédito e 14 milhões de cartões de débito), mais 1,7% do que em 2014", adiantou o Banco de Portugal.


Por tipo, os cartões de débito aumentaram 1,9% face ao ano anterior, enquanto os de crédito cresceram 1,1%.


Mas não foram só os cartões activos que aumentaram. "Em 2015, o número de cartões e o número de terminais da rede Multibanco voltou a aumentar, prosseguindo a tendência observada em 2013 e 2014", explica o supervisor.


No final do ano passado, a rede Multibanco incluía 12.437 caixas automáticos e 282.687 terminais de pagamento automático (TPA), "traduzindo um decréscimo de 2,1% e um aumento de 6,2%, respectivamente, em relação ao ano transacto", refere.


Ainda não existem dados agregados relativamente a 2015, mas "na União Europeia, Portugal manteve em 2014 o lugar cimeiro em termos do número de caixas automáticas per capita (cerca de 1.516 caixas automáticas por milhão de habitantes)", sublinha o Banco de Portugal.


Além disso, em 2014, Portugal foi também o país da área do euro com mais pagamentos realizados com cartão em percentagem do PIB: 35,5%, o que compara com a média de 13,4% da área do euro.


Contactless cresce 900%

No ano passado, as operações realizadas com cartões de leitura por aproximação, ou contactless, cresceram mais de 900% tanto em número como em valor: foram processadas 5,7 milhões de operações equivalentes a 73,6 milhões de euros.


O Banco de Portugal considera que "há uma larga margem de progressão na utilização destes cartões", uma vez que, apesar de no final do ano passado, 34% dos cartões de pagamento em Portugal já apresentarem tecnologia contactless, as operações representaram 0,7% do número e 0,2% do valor total de compras.

Ver comentários
Saber mais Multibanco Banco de Portugal Relatório dos Sistemas de Pagamentos Portugal cartões débito crédito contacless
Mais lidas
Outras Notícias