pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Novo Nordisk dispara 6% com resultados promissores de comprimido para perda de peso

Trata-se de uma nova versão do medicamento injetável Wegovy em forma de comprimido, e os testes clínicos mostram já resultados promissores que podem ajudar a farmacêutica a ganhar terreno perdido para a rival norte-americana Eli Lilly.

Novo Nordisk
Novo Nordisk AP/Mads Claus Rasmussen
13:18

As ações da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk estão a negociar em alta depois de a empresa ter anunciado resultados promissores para o seu novo comprimido para a perda de peso, agora testado num ensaio clínico.

Numa altura em que a empresa liderada por Mike Doustdar se esforça para ganhar o Eli Lilly, sabe-se que a nova versão em comprimido do Wegovy terá alcançado resultados semelhantes ao medicamento com o mesmo nome e que até agora é comercializado em forma de injeção.

Um estudo da produtora do Ozempic, citado pelo , refere que os pacientes que tomaram Wegovy na forma de comprimido perderam 16,6% do seu peso durante um ensaio clínico de fase 3 com duração de 64 semanas. O valor fica pouco abaixo dos 17% que os pacientes que tomaram a injeção perderam, em média, num estudo anterior. Um em cada três participantes que tomou o comprimido no ensaio clínico agora realizado perdeu 20% do peso corporal.

Ludovic Helfgott, vice-presidente executivo de estratégia de produtos e poretfólio da Novo Nordisk, disse que é a primeira vez que um medicamento oral para a perda de peso apresenta resultados tão semelhantes a um injetável, cita o jornal britânico.

Helfgott acrescentou que a empresa está “cada vez mais convencida da importância de um medicamento oral”.

As ações da Novo Nordisk estavam a subir mais de 6% pelas 12:30h. Desde o início do ano, altura em que ainda era a empresa com maior capitalização bolsista do Velho Continente, que as ações da dinamarquesa já perderam mais de 40%. Depois de um ano atribulado, marcado pela , em maio, que a produtora do Ozempic tem sido capaz de ganhar algum terreno. Conta agora com um valor em bolsa de cerca de 238 mil milhões de euros.

Novo Nordisk
Ações da Novo Nordisk já perderam 40% desde janeiro.

Caso este comprimido para a obesidade entre em circulação, poderá ajudar a gigante dinamarquesa – que perdeu recentemente o título de cotada mais valiosa da Europa - a recuperar quota de mercado, nomeadamente nos Estados Unidos (EUA). A decisão sobre a aprovação do medicamento pela agência que regula o setor do lado de lá do Atlântico, a Food and Drug Administration (FDA), está prevista para o quarto trimestre deste ano.

Ao mesmo tempo, também a principal rival da Novo, a norte-americana Eli Lilly, está a produzir um comprimido para a perda de peso. Ainda assim, estará mais atrasada no processo, com analistas citados pelo FT a esperarem uma decisão dos reguladores norte-americanos apenas durante o proximo ano.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio