Antevisão da semana: Política monetária agita semana de Acção de Graças
Segunda-feira, 21 de Novembro
PUB
Política monetária
Mario Draghi discursa no Parlamento Europeu
PUB
A semana começa tal como acabou, com um discurso de Mario Draghi. O presidente do BCE vai fazer um discurso no Parlamento Europeu, onde deverá dar mais indicações sobre o rumo da política monetária na Zona Euro, menos de um mês antes da reunião de Dezembro. Do outro lado do Atlântico, o membro da Reserva Federal Stanley Fischer deverá reiterar uma subida de juros no próximo encontro.
Matérias-primas
PUB
OPEP tenta chegar a entendimento para implementar corte
O comité técnico da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) encontra-se em Viena para discutir a implementação do corte de produção acordado a 28 de Setembro. Ainda que vários representantes da Arábia Saudita se tenham mostrado, na última semana, optimistas em relação a ter avanços no acordo, os investidores continuam a revelar-se desconfiados quanto à sua implementação.
PUB
Terça-feira, 22 de Novembro
Resultados
PUB
Mota-Engil encerra época de resultados do trimestre no PSI-20
A Mota-Engil divulga esta terça-feira, 22 de Novembro, os números relativos à actividade no terceiro trimestre do ano. Com a divulgação das contas da construtora fecha-se a época de resultados trimestrais no índice de referência da bolsa lisboeta. Além da Mota-Engil, também a Glintt e a Martifer – cotadas no índice geral – apresentam contas ao mercado esta semana.
Quarta-feira, 23 de Novembro
PUB
Taxas de juro
Minutas da FED deverão apontar para subida de juros
Depois de vários membros da Reserva Federal dos EUA e a própria Janet Yellen terem vindo, na última semana, preparar os investidores para uma mexida na taxa de referência em Dezembro, deverão ser as minutas a apontar nesse sentido. As probabilidades no mercado de futuros dão como quase certa uma subida dos juros em Dezembro, sobretudo depois da especulação de que o plano económico de Trump irá criar pressões inflacionistas.
PUB
Obrigações
Tesouro tenta emitir até 750 milhões de euros em leilão
A agência de gestão de tesouraria e dívida pública (IGCP) realiza o último leilão de Obrigações do Tesouro de 2016. A instituição liderada por Cristina Casalinho procura levantar entre 500 e 750 milhões de euros em dívida com maturidade em Abril de 2021.
PUB
Quinta-feira, 24 de Novembro
Bolsa
Dia de acção de graças encerra mercados nos EUA
PUB
Esta será uma semana mais curta para os investidores norte-americanos, que comemoram na quinta-feira o Dia de Acção de Graças. Devido à comemoração deste feriado a negociação nas bolsas dos EUA está encerrada, naquele que será o último Thanksgiving de Barack Obama na Casa Branca.
Sexta-feira, 25 de Novembro
Dados económicos
PUB
Investidores seguem de perto dados dos serviços
A divulgação de indicadores económicos ao longo da semana vai continuar a marcar a negociação. No final da semana, será divulgado o índice PMI para os serviços da Markit, que poderão confirmar a robustez da economia norte-americana. Ao longo da semana serão ainda revelados números relativos à venda de casas no país e indicadores de confiança na Zona Euro.
Saber mais sobre...
Saber mais Investidor Privado antevisão da semana política monetário resultados indicadores económico Fed BCE Mario Draghi leilãoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda