Apesar de quedas, ouro pode superar 5 mil dólares por onça em 2026

O analista Ângelo Custódio explica que a queda sofrida pelo ouro na semana passada não é suficiente para pôr em causa as estimativas de aumento do preço para o próximo ano.
Apesar de quedas, ouro pode superar 5 mil dólares por onça em 2026
Inês Santinhos Gonçalves 13:26

Apesar de ter tido uma semana negra - - ainda é cedo para se falar do fim do "rally do ouro". O analista do Banco Best Ângelo Custódio diz que se mantém a

"Se formos ver aquilo que são os principais 'price targets' das principais casas de investimento a nível 'worldwide', já começamos aqui a apontar para 2026 com o preço a superar os cinco mil dólares por onça nos mercados internacionais. Claramente eu diria que ainda nos encontramos aqui em terreno bullish", afirma, em entrevista ao programa do Negócios no canal NOW.

PUB

Na semana passada os preços do ouro afundaram, com o metal a chegar a regustar quedas superiores a 5% - "acabou por ser o maior recuo numa única sessão desde 2013", lembra Custódio. Isto depois de, na semana anterior, ter quebrado mais uma barreira, a dos 4.300 dólares por onça.

A motivar esta queda esteve, em primeiro lugar, o possível encontro entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping, que "levou os investidores a olhar com maior otimismo e confiança para a economia norte-americana". Um menor risco para a economia reduz o apetite por ativos-refúgio como o ouro. O facto de a moeda norte-americana estar forte também pressionou os preços do ouro, "aliado a vários indicadores técnicos que indicam um preço sobrevalorizado por parte do ouro". A este cenário junta-se o possível corte das taxas de juro esta semana, pela Reserva Federal norte-americana. 

"Também importa aqui salientar algo muito relevante, que é o 'take profit' que aconteceu, ou seja, os investidores acabaram por tomar mais-valias face aos fortes ganhos que foram registados durante todo o ano, com valorizações já superiores a 50% no ano", explica. 

PUB



Saber mais sobre...
Saber mais Preços Xi Jinping Donald Trump Banco Best
Pub
Pub
Pub