Turquia duplica importações de petróleo russo

Ancara tem vindo a importar, desde o início do ano, uma média de 200 mil barris de petróleo por dia, um acentuado aumento face aos 98 mil barris por dia contabilizados em termos homólogos.
Sputnik via Reuters
Negócios 22 de Agosto de 2022 às 12:02

A Turquia duplicou as importações de petróleo russo, preenchendo assim a lacuna deixada pela União Europeia (UE), revelam os dados da Refinitiv divulgados esta segunda-feira pela Reuters.

PUB

 

Em média, Ancara tem importado desde o início do ano 200 mil barris de petróleo por dia. O montante aponta para uma quase duplicação das importações face aos 98 mil barris por dia contabilizados em termos homólogos.

PUB

Segundo a Reuters, as relações comerciais entre a Turquia e a Rússia têm vindo a crescer desde o arranque da guerra na Ucrânia.

Ao contrário dos EUA e da União Europeia (UE), e apesar de fazer parte da NATO, a Turquia recusou-se a aplicar sanções contra Moscovo. Este mês, Vladimir Putin e Recep Erdogan concordaram em reforçar os laços comerciais. 

A par da Turquia, também o Azerbaijão aumentou o volume de compras de ouro negro vindo da Sibéria e dos Montes Urais, tendo por outro lado reduzido as importações do petróleo proveniente do Iraque, da África Ocidental e do Mar do Norte.

PUB

 

Segundo o relatório da Agência Internacional de Energia, publicado em meados deste mês, o consumo global de petróleo deve subir para 2,1 milhões barris por dia este ano, um aumento de 300 mil barris face à previsão anterior. 

 

PUB
Pub
Pub
Pub