Mais de 5 mil investidores compram 110 milhões de euros em dívida da Mota-Engil
A Mota-Engil colocou 110 milhões de euros em dívida sustentável junto de investidores de retalho, com a procura a conseguir superar a oferta e a levar a construtora a mais do que duplicar o montante inicialmente emitido. A procura válida total ultrapassou os 127 milhões de euros, 1,16 vezes o valor máximo - um número que inclui 20 milhões de garantia de colocação por parte dos bancos emitentes.
Ao longo das últimas duas semanas, 5.028 investidores subscreveram a nova linha de obrigações da construtora, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pela Euronext à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Ao todo, foram emitidos 110 milhões de euros em dívida ligada à sustentabilidade, que atinge maturidade em 2031 e que oferece uma taxa de juro bruto de 4,6% ao ano (sujeita ao regime fiscal em vigor).
PUB
O objetivo inicial passava por angariar 50 milhões de euros, mas, dada a elevada procura - o valor foi alcançado logo no terceiro dia -, a Mota-Engil decidiu mais do que duplicar a oferta para 110 milhões de euros no último dia do prazo em que era possível fazê-lo. A emissão foi composta por duas ofertas, uma de subscrição e outra de troca, tornando-se a maior de sempre junto de investidores individuais da para a construtora.
Esta última tinha por base obrigações que atingem a maturidade este ano. Esta parcela dirige-se a titulares de Obrigações Mota-Engil 2026 e podiam ser entregues todos os 161.657 títulos que estão vivos, com o valor nominal unitário de 250 euros e um total de 40.414.250 euros. Após a nova emissão, ficaram ainda 30.930.750 euros em circulação desta linha, com cerca de 9,48 milhões a serem angariado através da operação de troca.
PUB
Os restantes 98.019.000 milhões de euros foram emitidos junto de outros investidores. Com o valor nominal unitário de 250 euros, o montante mínimo de investimento era de 2.500 euros. Do total de subscritores da oferta, 263 optaram por esse montante, enquanto 790 investiram entre 2.750 e 5 mil euros. 1.100 alocaram entre 5.250 e 10 mil euros e a maior fatia (1.812 pessoas) optaram por investir entre 10.250 e 50 mil euros. Apenas 318 investiram mais de 50.250 euros.
Na última emissão destinada a investidores de retalho, realizada em maio do ano passado, a Mota-Engil colocou 95 milhões de euros em dívida verde junto de investidores de retalho junto de quase 5 mil investidores. As obrigações maturam em maio de 2030 e ofereciam uma taxa de juro fixa bruta de 4,5% ao ano - inferior à da emissão terminada esta quarta-feira.
Mais lidas
O Negócios recomenda