Moody’s melhora rating da Grécia para terceiro nível de lixo

A agência de notação financeira reviu em alta a classificação atribuída à dívida soberana helénica. Já a perspetiva mantém-se estável.
Carla Pedro 07 de Novembro de 2020 às 01:00

A Moody’s melhorou o rating da dívida soberana de longo prazo da Grécia em um nível, de B1 para Ba3 (terceiro nível da categoria de investimento especulativo, o chamado lixo), e manteve o outlook (perspetiva para a evolução da qualidade da dívida) estável.

 

PUB

A motivar esta subida da classificação helénica estiveram as reformas em curso, que alicerçam uma melhoria sustentável da robustez institucional e que já trouxeram progressos palpáveis em áreas como a gestão e cumprimento fiscal e a luta contra a corrupção, sublinhou a agência no relatório divulgado nesta sexta-feira, 6 de novembro.

 

No entender da Moody’s, "o risco de reversão destas importantes melhorias é baixo".

PUB

 

Por outro lado, "as perspetivas de crescimento do país para os próximos anos são positivas, apesar do impacto negativo de curto prazo da pandemia, especialmente no setor do turismo".

 

PUB

A economia grega irá beneficiar dos esforços em curso para melhorar o clima de investimento, a par com a entrada de capital proviente dos fundos comunitários [no âmbito do Mecanismo Europeu de Recuperação e Resiliência], considera a Moody’s.

 

As perspetivas favoráveis para o crescimento, conjugadas com o regresso a uma postura orçamental mais prudente, levarão a uma gradual inversão da tendência de endividamento público, salienta.

PUB

 

Já o outlook estável reflete a opinião da Moody’s de que vai demorar algum tempo até que os benefícios das reformas a nível institucional e de governance estejam plenamente incorporados e visíveis.

 

PUB

"Além disso, o setor da banca – apesar de melhorias adicionais ao longo dos último ano – ainda precisa de medidas firmes para melhorar a débil qualidade dos seus ativos"m acrescenta a agência.

Saber mais sobre...
Saber mais Moody’s Grécia
Pub
Pub
Pub