Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Porto obtém 45 milhões. Adeptos queriam emprestar 110 milhões

Tal como aconteceu com a emissão de obrigações do Sporting, também a SAD do Porto conseguiu o montante que pretendia. Obteve 45 milhões de euros, mas a procura superou em 2,44 vezes a oferta.

DR
Paulo Moutinho 22 de Maio de 2015 às 16:50
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...

A SAD do Porto garantiu os 45 milhões de euros que pretendia com a emissão de mais um empréstimo obrigacionista. E tal como aconteceu com o rival Sporting, também o clube azul e branco registou uma forte procura pelos seus títulos, com os investidores a serem atraídos por uma taxa bruta de 5%. Os adeptos apresentaram ordens que permitiam a Pinto da Costa financiar-se em 110 milhões de euros.

 

De acordo com o comunicado enviado à CMVM, o Porto colocou todas as 9 milhões de obrigações que pretendia, isto depois de a meio da operação ter exercido a possibilidade de aumentar a oferta. Conseguiu, assim, 45 milhões de euros num empréstimo obrigacionista a três anos. Mas a procura registada permitia-lhe obter ainda mais dinheiro: superou em 2,44 vezes a oferta.

 

Houve uma forte procura tal como a verificada na emissão do Sporting, que decorreu ao mesmo tempo. O clube de Alvalade revelou esta quinta-feira que obteve os 30 milhões de euros a que se propôs, sendo que os investidores apresentaram ordens no valor de 77 milhões de euros.

 

Enquanto o Sporting apresentava uma taxa bruta anual de 6,25%, que líquida de impostos e comissões superava, nos bancos mais baratos, os 4%, a SAD do Porto colocou mais dívida com uma taxa de 5%. Estes juros, num contexto de taxas baixas como é o actual, asseguraram que ambas as SAD tenham tido sucesso com as suas emissões de dívida.

 

4.778 investidores

 

Tal como já se tinha registado com o Sporting, também na emissão do Porto houve lugar a rateio de títulos, com cada investidor que apresentou a ordem junto do intermediário financeiro ficou com um mínimo de 200 obrigações, ou seja, um investimento de mil euros. No total, o Porto conseguiu 4.778 investidores, mais do que os 4.241 do Sporting.

 

A maioria dos investidores, num total de 2.028, ficou com uma a 1.000 obrigações, sendo que outros 1.900 receberam entre 1.001 e 5.000 títulos. Mas houve quem aplicasse bem mais. De acordo com o comunicado enviado à CMVM, 12 investidores ficaram com mais de 100 mil títulos, ou seja, investiram 500 mil euros. Estes 12 financiaram o Porto com seis milhões de euros. 

 

(Notícia actualizada às 16h55 com mais informações sobre a operação)

Ver comentários
Saber mais obrigações SAD dívida retalho investidores juros
Outras Notícias