Portugal paga juro de 2,026% por 1,25 mil milhões em nova dívida a um ano
O país esteve no mercado esta quarta-feira para um leilão de bilhetes do Tesouro.
Portugal colocou 1,25 mil milhões de euros em nova dívida a um ano. Apesar da perturbação nos mercados financeiros devido à escalada de tensões entre a Europa e os Estados Unidos em torno da Gronelândia, a procura por títulos nacionais manteve-se robusta.
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP emitiu 1.250 milhões de euros em bilhetes do Tesouro (BT) com maturidade a 22 de janeiro de 2027. A "yield" fixou-se em 2,026%, ligeiramente acima dos 2,009% que pagou no último leilão de títulos com este prazo, realizado em setembro.
Na operação desta quarta-feira, a procura foi 2,33 vezes superior à oferta, acima das 2,19 vezes registadas em setembro.
O leilão acontece numa altura em que os investidores estão em modo de espera após as ameaças do Presidente dos Estados Unidos à Gronelândia. No mercado secundário, as obrigações europeias seguem sem rumo, com a "yield" das Bunds alemãs a 10 anos a agravar 0,1 pontos-base para 2,857%. O juro das obrigações portuguesas com a mesma maturidade alivia 0,1 pontos-base para 3,239%.
Mais lidas