Juros da dívida portuguesa em alta em todos os prazos
Os juros exigidos pelos investidores para apostar em dívida pública portuguesa estão, esta segunda-feira, em alta em todos os prazos. A subida mais acentuada é registada na maturidade a sete anos, com uma subida de 5,2 pontos base para os 5,831%. No prazo de referência, a dez anos, o avanço é de 4,2 pontos base para os 6,231%.
PUB
A dois anos, a “yield” sobe 1,5 pontos base para os 3,407%, enquanto a cinco anos, soma 4,4 pontos base para os 5,028%.
Na semana passada, as “yields” das obrigações do Tesouro portuguesas registaram um comportamento negativo, depois de o presidente do IGCP, instituto que gere a dívida pública portuguesa, João Moreira Rato ter mostrado confiança que Portugal vai conseguir nos próximos meses o regresso pleno aos mercados, com emissões regulares de dívida pública.
PUB
“Espero que tenhamos pleno acesso ao mercado nos próximos meses. Estamos muito perto disso”, afirmou o presidente do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) em entrevista ao “Financial Times”. “Parece que tudo está a encaminhar-se na direcção certa”, sublinhou.
PUB
Esta semana, serão emitidos títulos a três meses, além da abertura de uma nova linha a 12 meses. O IGCP vai tentar financiar-se em entre 1.250 e 1.500 milhões de euros, um montante total comum às duas linhas, abaixo dos 2.000 a 2.250 milhões admitidos no programa de financiamento divulgado no início do ano.
Mais lidas
O Negócios recomenda