Outros sites Cofina
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Cofina.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

KSB aposta no bem-estar dos seus colaboradores

Empresa tem diversas atividades “fora da caixa” para os seus trabalhadores. Recursos Humanos estão alinhados com as mais recentes tendências do mercado de trabalho.

15 de Julho de 2022 às 11:27

Os Recursos Humanos (RH) têm cada vez mais importância nas empresas. As organizações que apostam nas boas práticas de gestão, criando um ambiente de trabalho saudável e com qualidade para os seus colaboradores, têm mais possibilidade de aumentar a produtividade e tornar o negócio mais rentável. Os RH são, por isso, fundamentais no tecido empresarial atual, tendo ganho ainda mais relevância durante pandemia. A KSB sabe-o e em abril, maio e junho de 2020, em plena pandemia, contratou novos colaboradores, investiu 100 mil euros num novo sistema informático e criou uma loja online, por forma a minimizar ao máximo o impacto da pandemia.

Paralelamente, o local de trabalho na KSB "mudou para 100% em teletrabalho, incluindo a utilização de ferramentas digitais para manter a coesão da equipa". "Penso ter resultado muito bem, pois a performance da empresa manteve-se em níveis pré-pandemia", assegura João Leite, diretor-geral da KSB.

Hoje, boa parte das mudanças implementadas por força das circunstâncias mantêm-se na empresa, indo ao encontro das grandes tendências que há na gestão de carreiras e RH. "Fizemos muitas mudanças, ao nível do local de trabalho. Estamos definitivamente em trabalho híbrido. Segunda e terça-feira todos no escritório, para manter a ligação física, na nossa opinião essencial ao espírito de equipa". De quarta a sexta-feira em teletrabalho facultativo.

Nas atividades de team building, para compensar o teletrabalho, temos, por exemplo, o nosso campeonato de matraquilhos, e não só."

Questionado sobre que outras medidas têm tomado os RH da KSB no sentido do bem-estar dos seus colaboradores, João Leite responde "horário flexível, saldo de horas, autonomia na troca de férias e faltas, reuniões gerais da empresa mensais via Zoom, reuniões mensais de responsáveis de departamento, almoço bimensal de empresa, 2 dias de empresa de 2 em 2 meses, fim de semana da empresa anual, lanche de aniversário, lanche ou almoço e prenda por aniversário de trabalho, entre outras". Tudo com o objetivo de "aumentar a autonomia dos colaboradores, ter mais feedback, melhorar a coordenação e visão geral da empresa e manter o bom espírito de equipa".

O bem-estar dos colaboradores da KSB é importante para João Leite que os caracteriza como "empenhados, profissionais, bem formados, positivos e com espírito de equipa".

Fornecedora de várias obras icónicas

A KSB está muito ativa em Portugal, estando ligada a diversas obras. A empresa equipou a megatorre de Picoas, de 17 andares, com produtos hidráulicos e AVAC, forneceu 41 bombas ao novo resort de 5 estrelas, W Algarve, na Praia da Galé, em Albufeira, entregou 80 bombas para a Infinity Tower, a nova torre de 26 andares em Lisboa, para dar apenas alguns exemplos de algumas obras recentes que contam com os seus produtos.

Saindo dos projetos em que a KSB está envolvida, uma nota importante para o facto de a empresa ter atingido a "paridade de género numa área de negócio na qual isso não é comum".

Cinco décadas a fazer história em Portugal

A KSB Bombas e Válvulas SA é a filial portuguesa do Grupo KSB, um grupo empresarial com sede na Alemanha, que fabrica e vende bombas centrífugas (mais conhecidas como bombas de água, apesar de a KSB as fabricar para qualquer tipo de fluido) e válvulas industriais.

A KSB está em Portugal desde 1972, sendo um dos líderes de mercado, quer a nível nacional quer mundial, nos segmentos indústria, ambiente e energia, bem como cada vez mais relevante nos edifícios, estando presente em várias obras e clientes de referência em Portugal, como o Alqueva, Águas de Portugal, centrais térmicas, Petrogal, Sonae, hotéis, hospitais, para dar apenas alguns exemplos.

Um campeonato de matraquilhos que é um sucesso

De dois em dois meses, na primeira segunda e terça-feira do mês, o escritório da KSB enche-se de animação, gritos de entusiasmo e gargalhadas graças ao "Campeonato de Matraquilhos KSB".

O "Campeonato de Matraquilhos KSB" foi implementado há seis meses e tem lugar quando os colegas de todas as zonas do país se deslocam à sede da empresa, em Sintra, e toda a equipa tem a oportunidade de trabalhar fisicamente junta.

A principal regra é que os jogos só podem ocorrer durante as horas de expediente, pois é importante transmitir uma mensagem clara: momentos de descontração e brincadeira no trabalho para fortalecer as relações pessoais entre os colaboradores, promover o espírito de equipa, a boa-disposição e um ambiente criativo são indispensáveis a uma empresa de sucesso, rentável e em crescimento, com colaboradores e clientes satisfeitos.

Mais notícias