“As marcas são pressionadas por atributos e desempenho alavancados nos pilares da sustentabilidade”
Com formação em Comunicação Social e Marketing Estratégico, todo o percurso profissional de Teresa Cortes passou pela área de ambiente, na promoção de ações e campanhas para mudanças de comportamentos em prol da reciclagem. Na última edição desta rubrica dedicada ao Market(IN)g, a coordenadora da área de Marketing & Comunicação da Sociedade Ponto Verde explica o que a levou a enveredar por esta área e quais os desafios que se colocam ao marketing.
Porquê a opção profissional pelo marketing?
Pelo encanto pelas linguagens visuais, pelo apelo da sociologia e do comportamento humano e pelas capacidades infinitas de inspirar ações.
Que mudanças verificadas no marketing nos últimos tempos merecem destaque?
Mudanças óbvias, toda a transição online e digital. Mudanças mais subtis, mas a ganhar um enorme peso e pressão nas marcas, a exigência por atributos e desempenho alavancados nos pilares da sustentabilidade.
Quais os principais desafios que o marketing enfrenta?
Encontrar espaço na pulverizada atenção do consumidor. Embora o digital tenha trazido as múltiplas capacidades de segmentação e afins para melhor chegarmos ao target, quando lá chegamos, chegamos com uma mensagem relevante o suficiente?
É uma mensagem diferenciada?
Quais as tendências que irão marcar o futuro?
Num futuro talvez ainda algo distante (ou nem tanto assim, desde a pandemia), uma certa queda do consumismo, crescente desde os anos 60, acentuará a queda da frivolidade em favor de estilos de vida baseados em bem-estar e fruição. Então haverá uma necessária adaptação de marcas que fornecem produtos e que competirão com quem oferece serviços.
Quais as características de um bom marketeer?
Curioso, apaixonado pela dimensão humana. Capacidade de conjugar e equilibrar o lado criativo com o analítico.
Qual a campanha que mais prazer lhe deu fazer?
"É Só Desta Vez", de 2019 e a que estou a preparar agora
Qual a campanha de que mais gostou, não sua, nacional ou internacional?
John Lewis, 2018 – Não sou fã de campanhas de Natal e é engraçado ser precisamente uma campanha de Natal que está no meu top de favoritos. Não só é a única de que gosto como é a que mais gosto.
Outra campanha que me marcou foi a da Samsung, em 2017, "Ostrich".
O Elton John em ambas é mera coincidência. O slogan de cada um dos filmes encerra os anúncios na perfeição.
Que conselho deixa a quem começa a trabalhar nesta área?
Treinar a atenção ao detalhe para assegurar um output de qualidade irrepreensível.
Nunca perder o radar fora da marca, setor ou atividade em que se está a trabalhar.