pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Chave para o sucesso em Espanha é "espanholizar"

Eduardo Henriques, director da AICEP em Madrid, salientou que o agro-alimentar português tem espaço no país vizinho, desde que se adapte aos gostos espanhóis.

eduardo henriques
eduardo henriques Bruno Simão/Negócios
  • ...

A chave para o sucesso em Espanha passa por adaptar os produtos aos gostos espanhóis, ou "espanholizar" o que se quer vender. A garantia foi dada esta manhã, em Bragança, por Eduardo Henriques (na foto), director da AICEP Madrid.

"Os espanhóis não tem os mesmos gostos que os portugueses. É possível encontrar nichos de mercado em Espanha no agro-alimentar. Eles têm empresas espalhadas pelo mundo inteiro. Muitas são grandes empresas e os portugueses podem aproveitar e ir para outros mercados. Não temos que ter vergonha de ser subcontratados", afirmou.

Para este responsável, Espanha tem oportunidades em vários sectores e recorda que os espanhóis estão a regressar a Portugal, em mercados como o têxtil e o calçado.

O mercado tem como um dos principais entraves, diz Eduardo Henriques, a dificuldade com outras línguas e por isso é importante dominar o espanhol e ter empresas com sede no país para fazer negócio. Isto porque os espanhóis valorizam o que é nacional.

O responsável alertou ainda para as diferenças que existem entre as 17 comunidades que existem em Espanha.

Mais notícias