pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

EVT: A face experimental do alumínio

Preparando-se para uma eventual quebra do mercado da iluminação de exteriores, depois do boom dos pontos LED, o grupo Aluthea investiu numa fábrica mais vocacionada para inventar do que repetir.

23 de Julho de 2018 às 21:50
Fundição de Évora
Fundição de Évora Mariline Alves
  • Partilhar artigo
  • ...

"Daquele lado é um trabalho de repetição das mesmas peças. Aqui fazemos peças sempre diferentes." É assim que o director, Marco Vasconcelos, começa por explicar a actividade da EVT (Évora Toolings), a mais recente empresa do grupo Aluthea implantada no Alentejo e que complementa a actividade da trintenária Fundição de Évora.

A EVT é a fábrica de moldes e protótipos, onde uma impressora 3D convive com projectos desenhados em computador e com uma máquina de comando numérico computadorizado (CNC) de cinco eixos. Mas também com a experimentação para tornar reais as ideias vindas da robótica, da Medicina ou do sector da iluminação. Se é bastante provável que a procura por novas luminárias decresça com a redução do número de projectos LED, a capacidade de produzir para lá deste segmento será um porto seguro. 

Mais notícias