Outros sites Cofina
Notícia

Eletricidade: Como poupar 100 euros por ano na fatura da energia

Há fórmulas "mágicas" para tentar reduzir a conta com eletricidade e gás.

Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 31 de Outubro de 2019 às 15:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Mudar pequenos hábitos do dia-a-dia pode ajudar a diminuir os gastos com a eletricidade e o gás até pelo menos 100 euros por ano. Mas o primeiro passo para alcançar esta poupança começa logo na hora de escolher o tarifário.

Para tal, é necessário ter em conta os picos de maior consumo e, por exemplo, optar por uma tarifa bi-horária. Uma mudança que pode otimizar os consumos de energia caso use a maior parte dos eletrodomésticos nas horas de vazio do tarifário escolhido. Só o facto de usar os eletrodomésticos no período noturno - por norma o mais barato - pode levar a poupanças de 20 euros por ano na utilização da máquina de lavar roupa e de 30 euros por ano no que toca ao equipamento de lavar loiça, segundo as estimativas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A escolha de um único operador para eletricidade e gás natural também pode levar a poupanças, dependendo dos tarifários e promoções em curso. Com a liberalização do mercado da energia, passou a haver dezenas de fornecedores. E uma das regras de ouro para poupar na fatura, seja de que setor for, passa precisamente pela comparação de preços. A ERSE, a Deco e o Poupa Energia são algumas das entidades que disponibilizam simuladores gratuitos nos seus sites.

Escolhido o plano e o fornecedor de energia, há outros passos que podem ser dados para reduzir as despesas. A substituição de lâmpadas tradicionais (incandescentes) por fluorescentes compactas ou LED pode levar a poupanças de até 8 euros por lâmpada, segundo as contas do regulador do setor. Ou seja, apesar de serem mais caras no ato de compra, como duram mais tempo, acabam por compensar financeiramente.

Outro cuidado a ter passa por desligar da tomada os equipamentos que não forem mesmo necessários, como por exemplo os informáticos. Só a permanência da box da televisão em "stand by" representa cerca de 17 euros na conta da luz por ano. Além disso, o uso de tomadas inteligentes que desligam automaticamente os vários equipamentos em vez de os deixar em modo "stand by" pode levar a poupanças anuais de energia de 60 euros, segundo a ERSE.

Mais notícias