pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Maio: Dilma afastada, Oi renegoceia dívida e Trump isola-se

Foi um mês de grandes movimentações políticas no Brasil, que acabaram por ditar o "impeachment" de Dilma Rousseff. Já a Oi avançou com a renegociação da dívida. Isto num mês em que Donald Trump ficou com o caminho livre entre republicanos.

14 de Dezembro de 2016 às 10:13
Ina Fassbender/Reuters
  • ...

Maio foi um mês quente no Brasil. A Presidente, Dilma Rousseff, foi suspensa pelo Senado por 180 dias. Não voltou a liderar o destino do país. Cerca de três meses depois, o Senado votou a destituição de Dilma, pondo fim ao processo de "impeachment". Michel Temer, até então vice-presidente, assumiu a Presidência do Brasil ainda no dia 12 de Maio, horas após a suspensão de Dilma. Isto numa altura em que os preparativos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro continuavam, com muita polémica sobre os custos associados ao evento e numa altura em que se tentava perceber a melhor abordagem por causa do vírus zika. Ainda no Brasil, a Oi, cujo principal accionista é a Pharol, avançou para a renegociação da dívida. Este foi apenas um passo para o que aí vinha. Em Julho, os accionistas acabaram por aprovar o pedido de protecção contra credores. A operadora brasileira, detida em mais de 20% pela Pharol, tinha então uma dívida de 65,4 mil milhões de reais (cerca de 18 mil milhões de euros).

Ina Fassbender/Reuters

Ainda do outro lado do Atlântico, a campanha eleitoral dos EUA estava ao rubro. Donald Trump ficou sozinho entre republicanos na corrida à Casa Branca, tendo "eliminado" Ted Cruz e John Kasich. Em Maio, Hillary Clinton ainda disputava a liderança entre os democratas, ainda que os números já apontassem para que o outro candidato, Bernie Sanders, acabasse por perder.

Ao nível dos negócios, a alemã Bayer lançava uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Monsanto, naquele que se revelou ser um dos maiores negócios do ano e a maior oferta alguma vez feita por uma empresa alemã.

No plano desportivo, os campeonatos nacionais terminaram, com os jogadores a prepararem-se para o Euro2016, que se realizou em França. Uma das surpresas da época desportiva foi a vitória no campeonato inglês do Leicester, pela primeira vez na sua história.

Jim Urquhart/Reuters
Mais notícias