A bolha do crédito
O Mckinsey Global Institute publicou recentemente o seu quarto relatório anual sobre a evolução dos mercados de capitais1 onde se evidencia o crescimento quase exponencial dos activos financeiros nas últimas duas décadas.
De acordo com aquele relatório, os activos financeiros cresceram 17% entre 2005 e 2006 e se comparados com os valores de 1980 aumentaram mais de dez vezes!
PUB
Da mesma forma se comportaram os fluxos financeiros entre economias, que aumentaram oito vezes entre 1990 e 2006!
Os números acima evidenciam a real dimensão do processo de globalização dos mercados nas últimas duas décadas. Deste processo resultou um aumento significativo da dispersão do risco entre mercados e investidores, o que permite dissipar as crises financeiras de forma mais suave e sem rupturas estruturais.
A presente crise deve ser encarada com todos os cuidados, dada a sua dimensão e as consequências que está a ter no coração dos sistemas financeiros. Mas há que não perder a perspectiva e a dimensão dos valores envolvido no actual processo de ajustamento face à real magnitude da economia global e dos mercados financeiros. E desse ponto de vista os pontos fortes de sustentação do crescimento da economia mundial são incomparavelmente maiores que os existentes aquando da última crise os mercados financeiros.
PUB
1 “Mapping Global Capital Markets – Fourth Annual Report, January 2008” - McKinsey Global Institute
Mais Artigos do autor
Mais lidas
O Negócios recomenda