Ser grande! Ser português!
Assim, e como sou por natureza muito optimista e positiva e também como nunca tive preconceitos nem de superioridade nem de inferioridade, achei que seria talvez mais apropriado, em vez de uma ideia, transmitir um sentimento ou mesmo uma atitude. E longe de mim querer ser pretensiosa, gostava de partilhar convosco, mais uma vez, um dos poemas de Fernando Pessoa que nos transportam para uma outra dimensão, dimensão essa do orgulho de ser português e o quão grandes podemos ser se quisermos.
"Para ser grande, sê inteiro: nada
PUB
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
PUB
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive"
(Ricardo Reis)
PUB
Podem pensar que é pura demagogia, mas é realmente este o espírito que me move, e que tento transmitir, quer para os muitos alunos que por mim já passaram, quer na área da investigação, na qual todos os dias se motiva e incentiva toda uma equipa a tentar fazer sempre melhor.
Para que isto aconteça, basta que todos pensem e ajam desta forma, para que, juntos, construamos um Portugal ainda maior, que a todos sirva com orgulho naquilo que somos e fazemos. Tudo só depende de nós, e não custa nada! Basta potenciarmos a nossa imaginação e lutar para que as coisas aconteçam.
Se conseguirmos incorporar estes sentimentos e atitudes, então podemos dizer que cumprimos a nossa missão: sermos e fazermos os outros felizes.
PUB
No âmbito do 20.º aniversário do Negócios, pedimos um artigo a várias personalidades sobre ideias para o futuro de Portugal.
Mais lidas
O Negócios recomenda