Um Portugal melhor
Neste sentido, nós Portugueses tivemos sempre os olhos postos no além mar e no além fronteiras, sabendo manter um espírito aberto e tolerante a novas culturas ao longo dos tempos. Mantivemos desde sempre uma identidade única como povo e a prova disso é a nossa Diáspora espalhada por todo o mundo que pensa na Pátria como valor maior. No meu caso, tendo vivido 17 anos no estrangeiro, primeiro como estudante e depois como profissional, nomeadamente nos Estados Unidos, em Inglaterra e na Alemanha, pude constatar como isto é bem verdade. Sem dúvida que os Portugueses da Diáspora são uma das reservas de valor universal que Portugal tem e deve usar ainda mais. Devemos fazê-lo aumentando a rede da Diáspora em todos os países. Nesta vertente é uma grande oportunidade para o País e fica aqui uma primeira ideia a desenvolver.
Noutro plano, desde a época dos Descobrimentos até à recente intervenção da famosa troika, vivemos altos e baixos, muitas dificuldades e vitórias, mas no final ainda continuamos sólidos neste pequeno recanto no Sul da Europa, onde o sol brilha, a comida encanta e a hospitalidade convida. Seremos sempre Portugueses honrando a nossa história e tradição. Mas no futuro temos de ser melhores, temos de educar e formar melhor os nossos jovens, temos de tratar melhor os nossos idosos e temos de sustentar o aumento da qualidade de vida das populações, seja na ação social seja nos cuidados de saúde aos mais desfavorecidos.
PUB
Mas mais importante que tudo é pensar num Portugal positivo e moderno, virado para a exportação, para a inovação, para o turismo sustentado e acima de tudo para a educação, onde reside o segredo das sociedades modernas bem sucedidas. É na educação que os povos marcam a diferença e progridem em relação a outros. Devemos dar muito mais importância à educação dos jovens e à formação profissional contínua da população ativa. Investir nestas áreas educacionais faz todo o sentido e devia ser um desígnio nacional...vejam o impacto geracional causado pelo programa Erasmus nos jovens Portugueses. Não há fórmulas fáceis para fazer um Portugal melhor, mas o caminho certo é o investimento nas pessoas e na educação a longo prazo.
Artigo em conformidade com o novo Acordo Ortográfico
No âmbito do 20º aniversário do Negócios, pedimos um artigo a várias personalidades sobre ideias para o futuro de Portugal.
PUB
Mais Artigos do autor
Mais lidas
O Negócios recomenda