"Lords of Strategy"
Esta é uma mistura curiosa de livro de História com novela real e obra de estratégia. Trata-se de um livro centrado na história do aparecimento da Estratégia enquanto disciplina da Gestão, algo que mudou para sempre o panorama do mundo dos negócios e particularmente como estes são geridos.
PUB
O autor explora os três atributos principais estudados em separado por estas quatro individualidades e que acabaram por ter como consequência contributos decisivos para a Estratégia: custo, cliente e concorrência.
PUB
Os "frameworks" de-senvolvidos por estas individualidades, dos quais se destacam a matriz BCG, o 7-S da McKinsey, a Value Chain de Porter, são explorados e criticados construtivamente ao longo das páginas deste livro. O enfoque da obra é contudo outro: dar a conhecer um número generoso de exemplos desta indústria, cruzados com a forma como se cruzaram as teorias e os modelos e a sua ligação à realidade.
É curioso e surpreendente perceber como um número tão reduzido de pessoas influenciaram de uma forma tão vasta e definitiva um número tão grande de empresas, gestores e mercados.
PUB
"Lords of Strategy" não é um Manual de Estratégia e não é provavelmente a melhor opção para quem quer aprender sobre cada um dos modelos detalhadamente. É, no entanto, um livro interessante pelo contexto e exemplos, sendo igualmente aconselhável a quem não estudou esta área, para quem o livro pode ter um valor diferente, mas interessante.
PUB
Docente do IPAM e EGP-UPBS
PUB
Data Original: Março 2010
Frase: "The Secret Intellectual History of the New Corporate World"
Keywords: Strategy; BCG Matrix; Porter; 5 forces; 7-S; Value Chain;
PUB
Apreciação: ***
Mais Artigos do autor
Mais lidas
O Negócios recomenda