Pedro Barbosa
Pedro Barbosa 14 de abril de 2015 às 20:30

"Lords of Strategy"

"Lords of Strategy" foi escrito em 2010, mas continua na rota das academias americanas, por condensar algumas das principais bases conceptuais da estratégia de quatro homens cujo papel no surgimento da Estratégia foi determinante: Henderson (da Bonston Consulting Group), B. Bain, Gluck (McKinsey) e Michael Porter, de Harvard.

 

Esta é uma mistura curiosa de livro de História com novela real e obra de estratégia. Trata-se de um livro centrado na história do aparecimento da Estratégia enquanto disciplina da Gestão, algo que mudou para sempre o panorama do mundo dos negócios e particularmente como estes são geridos.

 

O autor explora os três atributos principais estudados em separado por estas quatro individualidades e que acabaram por ter como consequência contributos decisivos para a Estratégia: custo, cliente e concorrência.

 

Os "frameworks" de-senvolvidos por estas individualidades, dos quais se destacam a matriz BCG, o 7-S da McKinsey, a Value Chain de Porter, são explorados e criticados construtivamente ao longo das páginas deste livro. O enfoque da obra é contudo outro: dar a conhecer um número generoso de exemplos desta indústria, cruzados com a forma como se cruzaram as teorias e os modelos e a sua ligação à realidade.

 

É curioso e surpreendente perceber como um número tão reduzido de pessoas influenciaram de uma forma tão vasta e definitiva um número tão grande de empresas, gestores e mercados.

 

"Lords of Strategy" não é um Manual de Estratégia e não é provavelmente a melhor opção para quem quer aprender sobre cada um dos modelos detalhadamente. É, no entanto, um livro interessante pelo contexto e exemplos, sendo igualmente aconselhável a quem não estudou esta área, para quem o livro pode ter um valor diferente, mas interessante.

 

Docente do IPAM e EGP-UPBS

 

Autores: Walter Kiechel

Data Original: Março 2010

Frase: "The Secret Intellectual History of the New Corporate World"

Keywords: Strategy; BCG Matrix; Porter; 5 forces; 7-S; Value Chain;

Apreciação: ***

pub

Marketing Automation certified by E-GOI