Volkswagen T-Roc. Estreia mundial de um ‘best seller’
A Volkswagen acaba de apresentar, em antestreia mundial, a segunda geração do T-Roc, um dos seus modelos mais populares que é fabricado na Autoeuropa em Palmela. As pré-vendas arrancam ainda este mês, mas quem quiser um novo T-Roc terá de esperar até novembro para o receber.
Desde que chegou ao mercado em 2017 – com uma atualização em 2022 pelo meio – o T-Roc já conquistou mais de 2 milhões de compradores em todo o mundo. Só no ano passado saíram das fábricas 292 mil unidades. Números que justificam o investimento numa 2ª geração completamente renovada.
PUB
Com 4.373 mm de comprimento, o novo T-Roc cresceu uns generosos 122 mm em relação ao antecessor. A distância entre eixos também aumentou 28 mm, para 2.631 mm. Pode parecer pouco no papel, mas traduz-se em mais espaço para os cinco ocupantes e numa bagageira 20 litros maior, que totaliza agora um volume de 465 litros.
Apesar das proporções mais alongadas, o T-Roc mantém a silhueta característica e parte do tejadilho que o identificava. No entanto, é impossível não notar a proximidade estilística com outros modelos atuais da VW, caso do Tayron e do ID.7, na dianteira e traseira.
A iluminação assume um papel de destaque na renovação. À frente, encontramos novos projetores de LED, e os níveis de equipamento superiores equipam projetores matriciais LED. Tanto estes como os LED Plus de série estão unidos através de uma fina barra transversal LED, com o logótipo VW iluminado.
PUB
Atrás, o visual foi totalmente redesenhado. A barra LED contínua atravessa toda a largura, iluminando-se também no centro nos acabamentos superiores, com o logótipo da VW em luz vermelha distintiva.
No interior, a evolução é evidente. A qualidade dos materiais, o ‘design’ mais cuidado e as tecnologias implementadas representam um salto em frente. O T-Roc recupera o ‘head-up display’ projetado no para-brisas e o comando de experiência de condução com ecrã TFT-LCD integrado, soluções antes testadas.
PUB
Mecanicamente, o novo T-Roc arranca com duas opções ‘mild-hybrid’ de 48V (eTSI): uma de 116 cv e outra de 150 cv. Ambas trabalham com uma caixa automática DSG de dupla embraiagem e 7 velocidades, mantendo a tração dianteira.
Mais tarde chegam duas novas motorizações híbridas. E, tal como no anterior T-Roc, haverá também versões com tração integral 4Motion, associadas ao motor 2.0 TSI que futuramente ganhará também tecnologia ‘mild-hybrid’.
A gama de equipamentos foi reorganizada e simplificada. Agora há quatro acabamentos bem definidos: T-Roc, Life, Style e R-Line. A partir do Life, todas as versões podem ser encomendadas com pintura bicolor. Para quem quer exclusividade, os níveis Style e R-Line terão opções especiais como a suspensão adaptativa DCC, sistema de som Harman Kardon e um pack Black Style com detalhes exteriores em preto, incluindo jantes da mesma cor.
PUB
Negócios em Wolfsburg, a convite da VW
Depois do Tiguan, o T-Roc é o SUV Volkswagen mais popular no mundo.
PUB
Park Assist Pro: mais fácil estacionar
Pela primeira vez, o novo T-Roc está equipado com sistemas como o ‘Park Assist Pro’, que permite, via função memória, o estacionamento memorizado e, portanto, totalmente automático em distâncias até 50 metros e a entrada e saída do lugar de estacionamento com a ajuda de um smartphone.
PUB
Travel Assist
Trata-se nomeadamente de um novo nível de desenvolvimento do ‘Travel Assist’, que não só assiste a mudança de faixa automática, mas reage também de maneira ainda mais preditiva às limitações de velocidade iminentes ou aos fins de limitação.
PUB
‘Made in’ Autoeuropa em Palmela
Saber mais sobre...
Saber mais Tecnologia e engenharia Investimentos Ciência e tecnologia Tecnologia de identificação Volkswagen Palmela Autoeuropa WolfsburgMais lidas
O Negócios recomenda