pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Óscares. Quem vos leva para casa?

Falta muito pouco para matar a curiosidade. Os Óscares voltam já este domingo, com nove candidatos a Melhor Filme. Histórias reais e dramas da comunidade afro-americana estão em maioria.

Reuters
25 de Fevereiro de 2017 às 15:00
Óscares. Quem vos leva para casa?

Um hino aos sonhos. Música, dança, muita cor. Um músico de jazz apaixona-se por uma aspirante a actriz, numa Hollywood capaz de destruir os sonhos dos mais talentosos. A câmara de Damien Chazelle mexe-se como se fosse maleável, a luz desmonta-se para mostrar o essencial. É o mais nomeado este ano.

Manchester by the sea

Óscares. Quem vos leva para casa?

A tristeza filmada com alma. Kenneth Lonergan olha com simplicidade e pureza. Um homem vê-se obrigado a tomar conta do sobrinho órfão. As cinzas de um passado difícil impregnam-se no ar. Brilhante interpretação de Casey Affleck, também ele um mar azul que conduz ao infinito.

Moonlight

Óscares. Quem vos leva para casa?

A inteligência de uma tripla minoria sem vestígio de preconceito. Contido, de poucas palavras, a mostrar o melhor do cinema de autor. Um miúdo amedrontado, Little, transforma-se num homem. Processo em três fases por Barry Jenkins, reflectindo a descoberta do corpo e do carácter.

Lion

Óscares. Quem vos leva para casa?

Filme-bandeira para um problema. Na Índia, um menino de cinco anos perde-se. Como não sabe explicar onde está a família, acaba adoptado na Austrália. Garth Davis conta uma história real e coloca Dev Patel, repleto de dúvidas, entre dois possíveis rumos de vida. Em ambos, uma casa e amor incondicional.

Vedações

Óscares. Quem vos leva para casa?

Teatralmente belo. Denzel Washington realiza e protagoniza a história de um pai afro-americano que, com atitude austera e amigável sorriso, luta para criar a sua família. As palavras, memórias e sonhos surgem a um ritmo acelerado, sem se sair da mesma casa. Impossível não aplaudir a simplicidade de Viola Davis.

O primeiro encontro

Óscares. Quem vos leva para casa?

Misterioso e angustiante. Doze naves param na Terra. Amy Adams no ponto: frágil, mas determinada na missão de criar um novo código para comunicar com o desconhecido, enquanto os países começam as discordar. A ficção científica num outro patamar por Denis Villeneuve: dentro do humano.

O herói de Hacksaw Ridge

Óscares. Quem vos leva para casa?

Um raio de esperança no conflito. Mel Gibson recua à Segunda Guerra Mundial para contar a história real de Desmond Doss. Sem pegar numa arma, capaz de salvar vidas. Interpretação sentida de Andrew Garfield entre os planos duros e violentos, repletos de disparos, a que o género já habituou.

Elementos secretos

Óscares. Quem vos leva para casa?

Garantia de sorriso. Theodore Melfi traz uma história real e positiva: como três mulheres afro-americanas ajudaram a levar a América ao espaço. Numa NASA cheia de regras, superaram a barreira do género e da raça. Mesmo sendo expectável, é impossível não gostar do filme. Pela boa mensagem.

Hell or high water

Óscares. Quem vos leva para casa?

Os "cowboys" dos tempos modernos. Dois irmãos assaltam várias agências do mesmo banco. Há um forte motivo: salvar o rancho da família, que uma petrolífera quer comprar. David Mackenzie cria um filme envolvente, onde é sempre prazeroso ficar a olhar para os planos do dourado e poeirento Texas.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio