pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Anna Pacheco: “Os trabalhadores passaram a fazer parte do teatro turístico"

“Gosto muito de uma frase de Luis López Carrasco, autor do livro ‘El desierto Blanco’, que afirma que as cidades estão a transformar-se em ‘regalos’ para pessoas que não os seus habitantes. Estamos a converter as cidades em autênticos embrulhos: colocamos um lacinho, e assim parecem-nos mais bonitas e lustrosas. Submete-se a população a uma chantagem – melhora-se a cidade, mas essa melhoria não é para nós; é para outros, com mais dinheiro”, diz a catalã Anna Pacheco, autora do livro “Estive Aqui e Lembrei-me de Nós”, um ensaio sobre o trabalho, o turismo e o direito ao descanso.
Lúcia Crespo e Duarte Roriz - Fotografia 30 de Maio de 2025 às 12:00

Anna Pacheco nasceu em Barcelona, "the city of souvenirs", é investigadora e jornalista, esteve largos meses infiltrada nos bastidores de hotéis de cinco estrelas e escreveu um ensaio sobre o trabalho, o lazer e o direito ao descanso. "Estive Aqui e Lembrei-me de Nós" é um exercício, também literário, de reflexão sobre o mundo do turismo. "Gosto muito de uma frase de Luis López Carrasco, autor do livro ‘El desierto Blanco’, que afirma que as cidades estão a transformar-se em ‘regalos’ para pessoas que não os seus habitantes. Estamos a converter as cidades em autênticos embrulhos: colocamos um lacinho, e assim parecem-nos mais bonitas e lustrosas. Submete-se a população a uma chantagem - melhora-se a cidade, mas essa melhoria não é para nós; é para outros, com mais dinheiro".

Ver comentários
Saber mais Anna Pacheco turismo turistas trabalho descanso Lisboa Porto Barcelona luxo riqueza Itália The White Lotus Turquia Mediterrâneo cruzeiros dinheiro
Publicidade
C•Studio