pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Gary Stevenson: “O mundo está a ser comandado pelos filhos idiotas dos ricos”

Vivemos uma aristocracia a fingir que é meritocracia, diz o britânico Gary Stevenson, o trader que cresceu na periferia de Londres, a dar pontapés em bolas de futebol de espuma, já meio desfeitas, longe dos arranha-céus da City – mas já fascinado por números e previsões. Conseguiu um lugar no Citibank, ganhou milhões a apostar no fracasso da economia, despediu-se – e tornou-se ativista contra a desigualdade. Criou o canal de YouTube Gary Economics e escreveu o livro “O Jogo dos Milhões”– uma espécie de confissão. A sua vida vai dar um filme.
Lúcia Crespo e Pedro Catarino - Fotografia 29 de Junho de 2025 às 11:24

“Quem vem de onde eu vim só acredita na meritocracia se for muito ingénuo. Vivemos uma ‘inheritocracia’ - uma aristocracia a fingir que é meritocracia”, diz o britânico Gary Stevenson, o “trader” que cresceu na periferia de Londres, a dar pontapés em bolas de futebol de espuma, já meio desfeitas, longe dos arranha-céus da City - mas já fascinado por números e previsões. “Andava sempre atrás das libras que não tinha. Com 12 anos, comecei a vender rebuçados na escola a um penny; aos 13, distribuía jornais, 364 dias por ano, por 13 libras por semana.” Entrou na London School of Economics, onde conheceu sobretudo “meninos de boas famílias”, como diz. Conseguiu um lugar no Citibank, ganhou milhões a apostar no fracasso da economia, sentiu-se esmagado pela loucura do dinheiro, despediu-se - e tornou-se ativista contra a desigualdade. Criou um canal de YouTube, o popular Gary Economics, e escreveu o livro “O Jogo dos Milhões”- uma espécie de confissão. A sua vida vai dar um filme.

Ver comentários
Saber mais Gary Stevenson @garyseconomics trader meritocracia riqueza ricos pobres Citibank YouTube dinheiro desigualdade pobreza heranças mais-valias juros dividendos Elon Musk Murdoch Instagram TikTok extrema-direita
Publicidade
C•Studio