Logotipos: a exigente arte da simplicidade
Um logotipo é mais do que apenas um símbolo: idealmente, tem de ser apelativo, impactante e passar uma mensagem clara sobre a filosofia da marca. Missão impossível? Há quem faça vida de a enfrentar, incluindo alguns portugueses na primeira linha dos especialistas mundiais. O mundo dos logotipos é um universo fascinante de histórias, truques e competências. A simplicidade é uma arte muito exigente.
- Partilhar artigo
- ...
Horas depois de ser eleito, o primeiro-ministro Luís Montenegro deu sequência a uma promessa eleitoral e mudou o logotipo da República Portuguesa, recuperando o tradicional, que tinha sido substituído por uma nova versão sob o patrocínio do Governo de António Costa. "É que faz toda a diferença, nós no nosso projeto não fazemos sucumbir as nossas referências históricas e identitárias a uma ideia de ser mais sofisticados, connosco não há disso. Já chega de política de plástico", afirmara o líder do PSD pouco meses antes. Ficava a confirmação ao mais alto nível político: o logotipo não é uma questão estética, lateral; é prioritário, em termos estratégicos e filosóficos. O que torna a tarefa de os conceber ainda mais exigente.
Mais lidas