O aumento da frequência de chuvas intensas, que causam cada vez mais problemas a residentes e comerciantes localizados em zonas baixas, torna muitas vezes insuficientes as medidas públicas de controlo de inundações. É por isso importante que as populações e as empresas encontrem formas – fiáveis e eficientes – de protegerem não só os seus bens, muitos insubstituíveis e de valor incalculável, mas também a sua saúde, o seu conforto e a sua rentabilidade.
Para ajudar a combater este "novo" flagelo natural, a KSB desenvolveu um novo produto, o KSB Flood Fighter, um kit de emergência capaz de drenar rapidamente qualquer zona inundada, recorrendo a um bomba de drenagem robusta e eficiente, uma mangueira de 15 metros, uma caixa de segurança e filtragem e umas luvas para proteger o utilizador.
Kit de bombagem robusto e fácil de usarO coração do KSB Flood Fighter, uma solução de nível profissional, é a potente bomba submersível de drenagem modelo AmaDrainer 507, que é desenvolvido e fabricado na Alemanha. Um modelo com uma impressionante capacidade de bombar 28 mil litros por hora (cerca de 150 banheiras, sete vezes mais do que as bombas vendidas nas grandes superfícies!), de funcionamento contínuo e com uma longa vida útil – a KSB dá cinco anos de garantia a este produto.
A bomba possui um cabo elétrico de 20 metros resistente à água, é transportada e funciona dentro da caixa com orifícios, que também serve como filtro de proteção. A mangueira de drenagem de 15 metros possui acoplamentos rápidos (tipo Storz C) em cada extremo, que permitem uma ligação fácil à bomba e a eventuais extensões. As luvas de segurança protegem as mãos do utilizador e garantem o bom manuseamento dos equipamentos, mesmo em ambientes com água ou lama. Opcionalmente, pode ser fornecido um gerador, que permite a utilização do Flood Fighter se a rede elétrica não estiver disponível.
Qualidade alemã com fabrico em PortugalA KSB é uma empresa familiar com 153 anos e um dos fabricantes de bombas centrífugas e válvulas mais antigos do mundo, com sede na Alemanha e filiais próprias em mais de 100 países, incluindo a KSB, Bombas e Válvulas, SA (ela própria com 52 anos), com sede em Sintra e delegação no Porto. Esta respeitosa idade dá à KSB uma enorme experiência acumulada e uma estabilidade e longevidade que deixam os seus clientes absolutamente descansados.
Apesar de não ter nenhuma fábrica própria em Portugal, o Grupo KSB compra cerca de quatro milhões de euros por ano a empresas portuguesas, fabricantes de componentes para os seus equipamentos, como a Duritcast (Águeda) e Arsopi (Vale de Cambra), as quais empregam um total de cerca de 500 colaboradores.
Única com assistência técnica própria e centro de decisão em PortugalA KSB é a única empresa especializada em sistemas de bombagem de nível internacional com, há mais de 20 anos, assistência técnica própria e centro de decisão em Portugal, o que lhe permite tomar decisões rápidas e adequadas ao mercado nacional, incluindo questões de garantia, com elevados ganhos de eficiência e satisfação para os seus colaboradores e clientes.
Presente nas maiores indústriasOs produtos da KSB estão presentes em todas as grandes indústrias do nosso país (EDP, Galp, Sonae, Autoeuropa, Repsol, e não só), incluindo abastecimento de água e tratamento de esgotos (Grupo Águas de Portugal, municípios) e em muitos edifícios de referência (hospitais, centros comerciais, hotéis).
Neutralidade carbónica, solidariedade socialNo âmbito dos seus valores e da sua responsabilidade social, a KSB já atingiu em 2024 o difícil objetivo de neutralidade carbónica, de acordo com a norma ISO 14064, o que implicou a mudança, com custos acrescidos, para um fornecedor de energia elétrica totalmente de origem renovável, aumento esse que a empresa decidiu aceitar como parte do seu esforço de participação na sustentabilidade do nosso planeta.
Para compensar a emissão anual de gases com efeito de estufa que ainda não conseguiu evitar, a KSB investiu 10 mil euros num projeto com forte componente de solidariedade: realização de 60 furos com bombas manuais numa zona rural do Uganda, que disponibilizam água limpa, para eliminar as emissões causadas pelo atual fervimento de água através de lenha e carvão. Além da redução das emissões de CO2, este projeto tem um forte impacto nas condições de vida de 120 mil pessoas - redução do número de doenças por ingestão de água imprópria e por intoxicação resultante da queima de lenha em casa, aumento do número de pessoas com água potável a menos de um quilómetro de distância e aumento do número de pessoas com emprego digno.
Melhor empresa para trabalharEm outubro de 2024, realizou-se o último inquérito de satisfação de colaboradores do Grupo KSB, tendo a KSB em Portugal obtido um resultado de 88%, o terceiro mais elevado dos mais de 30 países na Europa onde a KSB está presente, e bastante acima da excelente média de 75% de todo o Grupo KSB, que já de si compara positivamente com uma média de 65% em toda a indústria metalomecânica.
Este resultado de 88% representa o índice de empenhamento dos 20 colaboradores da KSB em Portugal, o qual é avaliado através de três áreas: se os colaboradores sentem que a sua voz é ouvida (Say), se consideram que a empresa os inspira a darem o seu melhor (Strive), e como avaliam a sua vontade de ficar (Stay).