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“72% das vendas globais da Saint-Gobain já provêm de soluções sustentáveis”

A Saint-Gobain está a executar um Roadmap da Sustentabilidade que aposta em soluções de construção leve, na inovação de produto e na descarbonização das operações. Segundo Asier Amorena, CEO da empresa no país, os resultados desta iniciativa fazem-se sentir na oferta para o setor da construção em Portugal, no qual também as emissões da Saint-Gobain têm vindo a cair de forma sustentada.

15 de Maio de 2025 às 13:59

O setor da construção representa ainda cerca de 40% das emissões globais anuais de CO2. Para ajudar na sua descarbonização, a Saint-Gobain tem vindo a apoiar a transição do setor para soluções de construção leve e de baixo carbono. "O combate às alterações climáticas exige inovação tecnológica e a construção leve é um dos caminhos mais eficazes para descarbonizar a construção", afirma Asier Amorena, CEO da Saint-Gobain Portugal, e com um percurso de 22 anos na multinacional francesa.

As soluções de isolamento térmico, de materiais de baixo carbono, e sobretudo de construção leve, como sistemas de fachada e de divisórias internas não estruturais, podem representar, segundo a Saint-Gobain, menos 50% de carbono incorporado na estrutura dos edifícios, com uma redução equivalente no consumo de matérias-primas. Num edifício residencial, segundo a empresa, a redução da quantidade de materiais consumidos pode chegar aos 79%, "com a correspondente redução das emissões, contribuindo decisivamente para os objetivos de descarbonizar a construção e avançar para uma economia circular", nota o CEO da Saint-Gobain Portugal.

“72% das vendas globais da Saint-Gobain já provêm de soluções sustentáveis”

Asier Amorena

CEO da Saint-Gobain Portugal

Roadmap dá resultados


Mas esta é apenas uma dimensão do Roadmap da Sustentabilidade adotado pela Saint-Gobain em 2020, e que assenta não só na descarbonização da cadeia de valor do desenvolvimento de soluções sustentáveis (scope 3), como na redução da pegada nas operações (scopes 1 e 2), através do envolvimento de todos os stakeholders da empresa. A meta é clara: alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

Para já, e até 2030, o objetivo deste roadmap é reduzir em 33% as emissões diretas (scopes 1 e 2) e em 16% as emissões indiretas (scope 3). Um caminho em que se fizeram já progressos importantes. No final de 2023, o Grupo Saint-Gobain já havia reduzido as suas emissões em 34% nos scopes 1 e 2, comparativamente a 2017. "Entre 2017 e 2023, reduzimos 8.800 toneladas nas emissões de CO2 nas operações e 20.000 toneladas na cadeia de valor, das quais 85% são provenientes de processos de compras e transportes", destaca Asier Amorena.

Os produtos comercializados pela empresa, "em que 72% das vendas globais já provêm de soluções sustentáveis, permitem ainda evitar a emissão de cerca de 1.300 milhões de toneladas de CO2, por ano, ao longo da sua vida útil", refere o CEO.

O combate às alterações climáticas exige inovação tecnológica e a construção leve é um dos caminhos mais eficazes para descarbonizar a construção.Asier Amorena, CEO da Saint-Gobain em Portuga

Portugal reduz emissões


Em Portugal, explica Asier Amorena, "o Grupo Saint-Gobain tem vindo também a apostar no desenvolvimento de iniciativas, e na introdução no mercado de soluções, que permitam contribuir para minimizar o impacto ambiental, por um lado, da nossa atividade e, por outro, do próprio edificado". No centro de produção do Carregado, a energia consumida é já 100% renovável, com uma instalação de painéis fotovoltaicos que evita a emissão de 77 toneladas de CO2 por ano. A ETARI da unidade permite ainda evitar o envio de 15 toneladas de resíduos líquidos para aterro.

Também a Saint-Gobain Abrasivos deu início, em 2024, à produção com energia solar, com 1.638 módulos fotovoltaicos instalados. "Esta mudança permitirá evitar a emissão de 258 toneladas de CO2 por ano", sublinha Amorena.

A Leca Portugal, outra empresa do grupo, substituiu os combustíveis fósseis por biomassa nos fornos industriais, prevendo-se a redução da emissão de 17 mil toneladas de CO2 só em 2025.

Aposta em produtos sustentáveis


Por outro lado, a Saint-Gobain tem apostado fortemente em soluções sustentáveis no mercado português. Aliás, como explica Asier Amorena, "grande parte das nossas soluções possuem uma Declaração Ambiental de Produto, com informação sobre o seu impacto ambiental, ao nível da saúde humana, ecossistemas e consumo de recursos materiais e energéticos". Para este efeito, a maioria dos produtos da Saint-Gobain já passou por uma Análise do Ciclo de Vida (ACV), com validação independente, contribuindo para certificações ambientais dos edifícios, como BREEAM ou LEED.

"A nossa ambição é que, em 2030, 100% das nossas vendas correspondam a produtos com Declaração Ambiental de Produto (DAP)", reforça o CEO. No capítulo da circularidade, é de referir que a empresa trabalha com operadores de gestão de resíduos para reutilizar resíduos nos seus processos. Em 2023, a Glassdrive Portugal, por exemplo, encaminhou para reciclagem mais de 150 toneladas de vidro automóvel.

Os produtos comercializados pelo grupo permitem evitar cerca de 1.300 milhões de toneladas de emissões de CO2, por ano, ao longo da sua vida útil.Asier Amorena, CEO da Saint-Gobain em Portuga

Grupo envolve fornecedores


No que diz respeito à cadeia de valor da empresa, é de referir que, em 2023, 57% da eletricidade consumida pelo grupo era já de origem descarbonizada, graças a contratos de aquisição de energia renovável (PPA) assinados em várias regiões.

A nível global, a empresa tem agora mais de metade do seu consumo de eletricidade proveniente de fontes de baixo carbono. A estratégia de descarbonização estende-se também à cadeia de fornecimento. A Saint-Gobain avalia os fornecedores com base no compromisso climático, recolhe dados de emissões com análises verificadas por terceiros e constrói planos de ação conjuntos para reduzir a pegada de carbono.

Números

Menos 33%

Emissões de CO2 nas operações (scopes 1 e 2) até 2030

Menos 16%

Emissões na cadeia de valor (scope 3) até 2030

Menos 90%

Emissões totais (scopes 1, 2 e 3) até 2050

Sustentabilidade como vantagem competitiva


Com 72% das vendas globais já provenientes de soluções sustentáveis, a Saint-Gobain procura demonstrar que a sustentabilidade é uma alavanca de valor para o setor. "A sustentabilidade não é apenas um imperativo ético ou legal – é uma vantagem competitiva real", conclui Asier Amorena.

Desta forma, e em linha com o seu propósito global — "Making the World a Better Home" —, a Saint-Gobain Portugal "quer continuar a liderar a transformação da construção num setor mais verde, mais eficiente e mais responsável", afirma o CEO. Uma ambição em que o cumprimento rigoroso do Roadmap da Sustentabilidade surge como a linha orientadora nesse caminho.

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