Num mercado automóvel cada vez mais competitivo e em plena transição energética, a CUPRA tem-se destacado, desde a sua fundação em 2018, pelo crescimento acelerado e por uma estratégia de marca que atrai de forma particularmente eficaz as novas gerações de consumidores. Com um posicionamento que combina eletrificação, design distintivo e presença cultural, a marca tornou-se num caso de sucesso no setor, não apenas em notoriedade e diferenciação, mas também em vendas. A Geração Z é um dos focos estratégicos da CUPRA a médio prazo, mas os frutos dessa visão já se fazem sentir: os seus códigos de comunicação e proposta de valor têm conquistado também consumidores mais maduros e economicamente ativos, que se identificam com o espírito irreverente e inovador da marca.
Para uma geração com consciênciaAs novas gerações valorizam autenticidade, impacto social e personalização. "A CUPRA reconheceu esse perfil e posicionou-se como uma marca que transcende o automóvel, assumindo uma identidade que combina tecnologia, emoção e responsabilidade ambiental", explicam os responsáveis da marca. Esta proposta é particularmente apelativa para as gerações mais jovens, que privilegiam experiências com valor acrescentado e envolvimento emocional com as marcas.
Design distintivo como expressão identitáriaO design tem sido uma das ferramentas mais eficazes da CUPRA na construção de diferenciação. Elementos como o logótipo, os tons metálicos exclusivos e as linhas ousadas dos seus modelos – do Born, aos mais recentes Tavascan e Terramar – refletem uma linguagem visual que se distingue num mercado tradicionalmente conservador. Essa estética disruptiva responde às expectativas de uma geração que procura originalidade e afirmação pessoal através dos produtos que escolhe.
Eletrificação com foco na emoçãoA transição para modelos eletrificados não significa abdicar da emoção ao volante – pelo contrário. "Modelos como o CUPRA Born ou o novo CUPRA Tavascan aliam sustentabilidade a um elevado desempenho dinâmico, mantendo a promessa de proporcionar experiências de condução envolventes", refere a marca, e acrescenta: "Em 2024, cerca de 50% das vendas da CUPRA em Portugal corresponderam a modelos eletrificados, refletindo a adesão a soluções sustentáveis sem comprometer a performance."
Presença cultural e parcerias estratégicasA construção da relevância cultural da CUPRA assenta numa estratégia sólida de associações com territórios que refletem os seus valores de inovação, performance e emoção. Está presente na Formula E, símbolo da sua aposta na performance elétrica; e no padel, em que apoia as Seleções Nacionais masculina e feminina – absolutos e juniores – e conta com atletas como Sofia Araújo, Miguel e Nuno Deus, como seus embaixadores. Na música, marca presença em eventos como o Primavera Sound, o Jardim Sonoro e colabora com a dupla eletrónica MXGPU. No cinema, apoia o DOC Lisboa e conta com a atriz Daniela Melchior, como sua embaixadora. E no universo digital, com uma aposta no gaming que permite alargar a presença da marca a novos e relevantes espaços de contacto com as gerações mais jovens.
Através desta presença transversal em plataformas desportivas, culturais e digitais, a CUPRA "reforça a sua imagem como uma marca moderna, emocionalmente conectada e estrategicamente posicionada para continuar a crescer junto de consumidores que procuram mais do que um automóvel — procuram um universo de referências com o qual se identificam".
O novo luxo é a pertençaA CUPRA aposta fortemente na criação de comunidade, promovendo espaços físicos que promovam a aproximação aos seus públicos. Esta filosofia ganha expressão concreta na CUPRA City Garage, no coração de Lisboa. Um espaço que vai muito além do típico showroom de automóveis, integrando um bar, aberto diariamente e uma agenda cultural que conta com exposições de arte, talks, workshops que vão da moda à gastronomia, performances de DJ, entre tantos outros exemplos, em que é valorizado o talento nacional.
A CUPRA City Garage de Lisboa é uma de onze localizações em todo o mundo — de Sydney à Cidade do México, passando por Madrid — que partilham uma mesma visão global, mas adaptada às culturas locais. Para a CUPRA, criar comunidade é criar valor. E, para um público cada vez mais exigente e atento ao propósito das marcas que escolhe, esse é o novo luxo.
Estratégia geracional com impacto transversalAo investir na construção de uma marca com relevância emocional, cultural e tecnológica, a CUPRA está a criar valor a longo prazo. "A capacidade de dialogar com a Geração Z de forma autêntica é uma vantagem competitiva significativa num setor em reconfiguração. Mais do que acompanhar tendências, a marca está a moldar uma nova forma de viver – e pensar – a mobilidade", informam os responsáveis da marca sediada em Barcelona e que pertence ao Grupo Volkswagen.
Não obstante, a CUPRA tem vindo a conquistar uma base sólida de clientes entre os millennials e a Geração X. Estes consumidores, hoje com maior poder de compra, veem na CUPRA uma proposta que rompe com a linguagem tradicional do setor automóvel e responde a uma procura crescente por marcas com identidade, propósito e ousadia estética. A visão orientada para o futuro está, assim, a gerar resultados tangíveis no presente, provando que a construção de relevância cultural tem impacto direto no desempenho comercial.