Formação, workshops, flexibilidade, team buildings, programas de mentoring… tudo faz parte da estratégia utilizada na Savills, que ajuda a garantir o seu sucesso no mercado. A empresa também aposta em projetos, visando a saúde mental e o bem-estar dos seus profissionais. Pedro Santos, head of talent management da Savills, fala dos programas daquele que é um principais agentes imobiliários do mundo, das ferramentas que são utilizadas no seu dia a dia e dos compromissos da organização.
Com tantas mudanças tecnológicas, os colaboradores da Savills têm de estar constantemente a atualizar conhecimentos e competências. A formação é uma realidade no dia a dia da vossa empresa?
Sem dúvida. A formação é um dos grandes pilares do nosso sucesso, tanto a nível coletivo como individual. Acreditamos que o crescimento das nossas pessoas é o motor da nossa organização. Por isso, criámos um ecossistema de aprendizagem contínua, em que todos têm acesso a conhecimento e ferramentas para evoluir. Os nossos planos de formação são pensados para cada etapa da carreira, alinhando-se com a nossa visão de futuro. Além disso, organizamos workshops e masterclasses inspiradoras sobre temas que realmente fazem diferença: desde saúde e bem-estar, gestão financeira, tecnologia, até comunicação interpessoal. O nosso compromisso é preparar cada colaborador para os desafios do futuro.
À semelhança da tecnologia, também as regras no mercado de trabalho têm mudado muito nos últimos anos. As organizações têm de se adaptar ou ficam obsoletas. O que tem feito a Savills para estar apta para estes novos desafios?
O mundo do trabalho nunca esteve tão dinâmico. Hoje, procuramos mais do que um emprego: queremos um propósito, um equilíbrio e um ambiente em que possamos crescer. Na Savills, sabemos que o segredo para reter e atrair talento está na criação de um ambiente flexível, inclusivo e estimulante. Por isso, apostamos numa cultura na qual cada pessoa se sente valorizada e respeitada. A flexibilidade é uma das nossas grandes apostas: oferecemos modalidades de trabalho adaptáveis às necessidades individuais, promovemos o bem-estar através de iniciativas inovadoras e incentivamos o desenvolvimento contínuo. Sabemos que colaboradores felizes são colaboradores motivados e comprometidos.
De facto, o bem-estar é um tema bastante atual no mundo laboral. Assim como a saúde mental. Neste contexto, a Savills tem um projeto designado Empowering Lab. Que balanço faz desta iniciativa?
O Empowering Lab é um projeto que nos orgulha. Acreditamos que uma empresa deve ser um local onde as pessoas se sentem bem, tanto a nível profissional como pessoal. Desde 2023, temos vindo a expandir este programa, garantindo que todos os nossos colaboradores têm acesso a ferramentas essenciais para a sua saúde mental e bem-estar. O reconhecimento com o Prémio Nacional de Sustentabilidade na categoria de "Saúde e Bem-Estar" foi uma confirmação de que estamos no caminho certo. Hoje, o Empowering Lab chega a todos os nossos 176 colaboradores, oferecendo sessões de esclarecimento, formação especializada e iniciativas que promovem um ambiente de trabalho mais equilibrado e positivo.
Falou no segredo para reter e atrair talento. A Empowering Lab é importante na estratégia de atrair e reter talentos na Savills?
Hoje, as pessoas procuram mais do que apenas um salário competitivo: procuram trabalhar numa empresa que investe no seu crescimento e que valoriza o seu bem-estar. O Empowering Lab é um reflexo desse compromisso. Além de nos apoiar na vertente de retenção de talento, é também um dos fatores que tornam a Savills uma empresa atrativa para novos profissionais. Estamos sempre a expandir e a aprimorar as nossas iniciativas para garantir que respondemos às necessidades reais das nossas pessoas.
O que mais faz a Savills para gerir e reter talentos?
Na Savills, criamos experiências que fortalecem o espírito de equipa e a motivação. As Savillimpíadas são um exemplo disso: um evento desportivo e lúdico no qual celebramos o trabalho em equipa e a superação de desafios. Adicionalmente, organizamos team buildings que reforçam a ligação entre as nossas pessoas e temos programas de reconhecimento e incentivos que valorizam o empenho de cada um. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo e gratificante é a chave para criar equipas felizes e motivadas.
Os líderes hoje são fundamentais no sucesso das organizações. Os bons líderes podem fazer catapultar os resultados das empresas. A Savills tem algum programa de liderança?
O papel da liderança nunca foi tão relevante. Num mundo em constante transformação, os líderes guiam as suas equipas rumo ao futuro. Na Savills, acreditamos que a boa liderança se constrói, e é por isso que investimos em programas de desenvolvimento que apoiam os nossos líderes a inspirar, motivar e transformar. Proporcionamos momentos de reflexão, sinergia e melhoria contínua, seja através de encontros, programas de mentoring, coaching e formação especializada.
Que importância tem a comunicação no atual contexto de trabalho?
A comunicação é a ponte que liga as ideias à ação. Quando falha, os resultados também sofrem. Muitas vezes, assumimos que estamos a comunicar de forma eficaz, mas a realidade mostra-nos que nem sempre a nossa mensagem chega como deveria. Na Savills, valorizamos a clareza, a escuta ativa e a transparência. Investimos em formações que ajudam as nossas equipas a comunicarem melhor, a contarem histórias que inspiram e a gerirem conflitos de forma positiva. Porque acreditamos que uma comunicação forte cria equipas mais unidas e empresas mais bem-sucedidas.