Lançado oficialmente em agosto de 2024 no Polo de Inovação de Dois Portos do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Torres Vedras, este é o único projeto piloto português integrado no projeto HuMUS – Healthy Municipal Soils, financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte Europa.
O “Healthy Soils @Torres Vedras” (Soil@TV), que tem a duração de 12 meses, estando a terminar, visa promover a gestão sustentável dos solos a nível local, com especial enfoque nos solos agrícolas e vitícolas do concelho de Torres Vedras. Este piloto é um dos 34 projetos no âmbito do projeto HuMUS que visa contribuir para a Missão Solo da União Europeia, que pretende instalar, até 2030, 100 laboratórios vivos e estruturas de referência, com o objetivo de liderar a transição para solos saudáveis até 2050.
A freguesia de Ventosa em Torres Vedras foi escolhida como território-alvo do projeto, dada a sua representatividade em termos de uso agrícola e vitícola, setores com grande relevância económica, social e cultural na região. No entanto, o projeto prevê, através de um Acordo de Gestão Territorial cocriado e subscrito pelos diversos parceiros envolvidos, a sua expansão futura para outros territórios, usos e tipos de solo dentro do Concelho.
O projeto, que assume uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, junta entidades científicas, públicas, privadas e da sociedade civil para construir um espaço de diálogo e inovação. Os principais objetivos são a promoção de literacia sobre o solo na sociedade, com ações educativas e de sensibilização em escolas e comunidades; contribuir para a avaliação da saúde dos solos através da recolha e análise de dados físicos, químicos e biológicos; e envolver os utilizadores do solo, como agricultores, vitivinicultores e gestores locais, em processos de cocriação de soluções para melhorar a gestão do solo. Também o reforço das capacidades técnicas e políticas a nível municipal, promovendo práticas de uso do solo baseadas em evidência científica; e a redução de ameaças aos solos, como erosão, perda de biodiversidade, poluição e desertificação são objetivos apontados.
O projeto é liderado pelo INIAV, em parceria com o Município de Torres Vedras. Integra ainda uma rede local de parceiros que representa um ecossistema diversificado e colaborativo. Participam no projeto o SmartFarm Colab, a Associação de Agricultores de Torres Vedras, a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, a AIHO – Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, a Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, a Junta de Freguesia de Ventosa, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, o Centro Educativo de Ventosa, o instituto Superior de Agronomia, a Leader Oeste, a empresa ORGO Regenerative Biology Management, e vários agricultores.
Estima-se que 60 a 70% dos solos da Europa não sejam saudáveis, o que é alarmante. O solo é o pilar da produção agrícola e dos sistemas alimentares e apenas os solos saudáveis estão aptos para conter reservas de água, para albergar biodiversidade e contribuir para a resiliência climática. Para além de constituir a base da economia, o solo é também um importante património paisagístico e cultural.
A importância do projeto “Healthy Soils @Torres Vedras” transcende por isso o âmbito local. A nível nacional, o projeto é um importante impulso para posicionar Torres Vedras como um município de referência em políticas ambientais e agrícolas sustentáveis.