Troika dá luz verde a nova transferência de mais três mil milhões de euros
Com a conclusão bem-sucedida do oitavo e nono exame regular ao Programa de Assistência Económica e Financeira, ficam asseguradas as condições para que o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) procedam a mais uma transferência para Portugal.
PUB
"Estamos mais perto de chegar ao fim desta fase do protecturado", afirmou esta tarde Paulo Portas, vice-primeiro-ministro, que está a apresentar as conclusões desta avaliação, que enforma, o Orçamento do Estado para o próximo ano, ao lado da ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque e do secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Carlos Moedas.
PUB
Dos 78 mil milhões de euros acordados com a troika em 2010 para satisfazer as necessidades de financiamento do Estado até meados de 2014, foram já transferidos um pouco mais de 67 mil milhões de euros.
Os fundos europeus garantiram quase 44,5 mil milhões de euros, estando a estes empréstimos associada uma previsão de taxa média de juro de 2,7%, com maturidade média de 20 anos.
PUB
O FMI concedeu cerca de 22,5 mil milhões de euros, com uma taxa média de juro de 4% e prazo médio de vencimento de pouco mais de sete anos.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda