Cronista
Celso Filipe Director-adjunto

Nasceu em 1964 e é actualmente director-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe Fazer figura de carvalho morto 11.06.2019 Celso Filipe
O carvalho que definhou na Casa Branca é uma metáfora do pensamento político de Trump: o passado não vale nada e o futuro vem lá longe, pelo que o fundamental é dominar o presente intervindo de forma avassaladora.
Celso Filipe O rio e as correntes 05.06.2019 Celso Filipe
No curto espaço de um mês, o PSD comete o mesmo erro, penalizando o líder do partido, Rui Rio, ainda a sarar as feridas provocadas pelo tropeção nas eleições europeias.
Celso Filipe O rei Trump e os seus pajens 03.06.2019 Celso Filipe
Donald Trump cumpre à risca o ensinamento: "Não importa que falem bem ou mal, o importante é que falem de mim." A sua visita ao Reino Unido atesta esta observação.
Celso Filipe Marcelo e Rio têm razão 02.06.2019 Celso Filipe
A resolução da crise da direita afigura-se, no atual quadro, prioritária, porque o seu apequenamento eleitoral coloca em risco os equilíbrios políticos.
Celso Filipe Causas em vez de ideologias 29.05.2019 Celso Filipe
O PAN (Pessoas-Animais-Natureza) surpreendeu nas eleições europeias elegendo um representante em Bruxelas e, segundo uma extrapolação feita pelo jornal Público, com a percentagem de votos agora obtida poderá eleger seis deputados nas Legislativas de outubro, aproximando-se do CDS, que, de acordo com os mesmos cálculos, chegaria aos nove parlamentares.
Celso Filipe A culpa da abstenção 27.05.2019 Celso Filipe 24
No rescaldo das eleições o território do debate foi ocupado pelas carpideiras da abstenção. 68,6%. Ó ignomínia! Que motivos conduziram a uma tão avassaladora taxa de abstenção? Os pontos de vista são variados e sustentam narrativas também elas diversas.
Celso Filipe O outro lado das "Panda Bonds" 22.05.2019 Celso Filipe 36
Portugal vai fazer uma emissão de dívida pública em moeda chinesa, as chamadas "Panda Bonds". Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado das Finanças, explicou assim a decisão que foi tornada pública na terça-feira: "O objetivo da emissão é entrar num mercado de grande dimensão, com muita liquidez, com poupanças elevadas", permitindo alargar a base de investidores que financiam Portugal.
Celso Filipe Desculpe o Huawei  20.05.2019 Celso Filipe
O título deste editorial é decalcado de uma canção de sucesso da brasileira Rita Lee cujo primeiro verso é este: "Desculpe o auê/Eu não queria magoar você/Foi ciúme, sim/Fiz greve de fome, guerrilhas, motim/Perdi a cabeça/Esqueça".
Celso Filipe A guerra que é de Trump e Xi 14.05.2019 Celso Filipe
A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, que se pode alastrar à Europa, extravasa o domínio económico. Em grande parte, é apenas o pretexto para um combate entre Donald Trump e Xi Jinping que visa fortalecer as respetivas lideranças, ainda que em contextos diferentes.
Celso Filipe Uma ideia da Europa 12.05.2019 Celso Filipe
A campanha para as eleições europeias começa esta segunda-feira. Agora, como antes, este ato eleitoral é encarado como uma espécie de prelúdio para as Legislativas de outubro.

Marketing Automation certified by E-GOI