Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal no pódio dos países europeus que mais reduziram emissões poluentes

A Alemanha, Reino Unido e Itália são os países que mais contribuem para as emissões de dióxido de carbono na União Europeia.

Bret Hartman/Reuters
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Portugal encontra-se no pódio dos países da União Europeia onde as emissões poluentes mais recuaram em 2016.

Malta (-18,2%) foi o país onde as emissões de dióxido de carbono (CO2) mais recuaram no ano passado, segundo os dados do Eurostat divulgados esta quinta-feira, 4 de Maio. Segue-se a Bulgária (-7%), com Portugal na terceira posição (-5,7%), seguido do Reino Unido (-4,8%).

Pelo contrário, vários países europeus registaram uma subida das emissões poluentes. A Finlândia lidera os aumentos (+8,5%), seguida de Chipre (7%), Eslovénia (5,8%) e da Dinamarca (5,7%).

Dos 28 países da União Europeia, as emissões subiram em 17 deles, e desceram em 11.

"As emissões de CO2 são um grande contribuinte para o aquecimento global e são responsáveis por cerca de 80% de todas as emissões de gases de estufa da União Euopeia", pode-se ler no relatório do Eurostat.

As emissões são influenciadas por factores como "as condições climatéricas, o crescimento económico, o tamanho da população, transportes e actividades industriais".

Analisando os países que poluem mais globalmente, a Alemanha tem a maior fatia de emissões de CO2 da União Europeia, com 22,9% do total. Segue-se o Reino Unido (11,7%) e Itália (10,1%).

A Letónia e a Lituânia são os países com menos emissões de dióxido de carbono (0,2% do total), enquanto Portugal é responsável por 1,4% das emissões de CO2.

O Eurostat sublinha que as importações e exportações de energia têm impacto nas emissões de CO2, na medida em que, por exemplo, um país que compra carvão aumenta as suas emissões, enquanto que um país que compra electricidade a outra não aumenta a sua emissão, pois o aumento de dióxido de carbono seria registado no país onde a energia é produzida.
Ver comentários
Saber mais Portugal CO2 Reino Unido União Europeia Alemanha Itália alterações climáticas Eurostat emissões dióxido de carbono
Mais lidas
Outras Notícias