Revista de imprensa diária
Proposta mais industrial para a Cimpor não hostiliza os accionistas (Negócios) Já são duas as propostas para a Cimpor, mas todo o processo está ainda no início. Daí que os principiais accionistas da cimenteira continuem a recusar fazer quaisquer comentários, seja à oferta pública de aquisição (OPA) da CSN, seja à proposta de fusão que ontem a também brasileira Camargo Corrêa lhes deu a conhecer.
Progressão automática dos dirigentes públicos será reformulada (Negócios) A progressão na carreira dos dirigentes públicos vai passar a depender da avaliação do seu desempenho, ao contrário do que acontece agora. O Governo está a preparar uma alteração legislativa que vai enviar "em breve" aos sindicatos e que deverá ser incluída no Orçamento do Estado para 2010. O secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos disse ontem que a progressão dos dirigentes públicos deixará de ser automática e garantiu que o Governo irá também regulamentar a atribuição de prémios de desempenho aos dirigentes.
PUB
Desempregados sem subsídio vão ter direito a estágios pagos (Económico) O Estado vai apoiar estágios para desempregados com mais de 35 anos que não estejam a receber subsídios e apoiar as empresas que, no final desse período, fechem um contrato com aquela pessoa. Esta é uma das novas medidas de apoio ao emprego que vão ser hoje aprovadas em Conselho de Ministros dirigida aos cerca de 170 mil desempregados sem subsídio, apurou o Diário Económico.
Novo imposto de 50% sobre bónus dos banqueiros (Económico) Os prémios dos banqueiros vão ser tributados a uma taxa de 50%. A aplicação desta taxa está a ser estudada pelo Governo e a medida será incluída no Orçamento do Estado para este ano.
TGV pode criar 36 mil postos de trabalho no turismo em 20 anos (Público) Num estudo encomendado pela RAVE, a Deloitte prevê que a alta velocidade provoque aumento da entrada de turistas espanhóis em Portugal
PUB
A eliminação de barreiras psicológicas nas viagens proporcionadas pelo comboio de alta velocidade, a sua comodidade e a possibilidade de se poder trabalhar a bordo, vão provocar um aumento das viagens entre Portugal e Espanha com impactos muito significativos no turismo. A consultora Deloitte estimou que o valor acrescentado potenciado por este sector em 2030, induzido pela alta velocidade, será de 553 milhões de euros, com um aumento de 36 mil postos de trabalho.
EDP não abandona planos para novas barragens (Público) Os projectos de construção de novas barragens em Portugal vão ser concretizados, mesmo que os protestos dos ambientalistas se venham a intensificar. A EDP garante que tem cumprido todas as normas ambientais e que não tem dúvidas de que o plano hidroeléctrico é para levar até ao fim. António Mexia, presidente da EDP, lembra que os projectos resultam de uma aprovação feita não só a nível nacional, mas também pela Comissão Europeia.
Mais lidas
O Negócios recomenda