Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Negócios 16 de Setembro de 2004 às 08:44

Belmiro estuda novos investimentos no Brasil (Jornal de Negócios) Belmiro de Azevedo vai deslocar-se ao Brasil no próximo mês de Outubro. O presidente do grupo Sonae deve anunciar novos investimentos e eventualmente o interesse em entrar em novas áreas de negócio, depois dos rumores de que estaria prestes a desinvestir na área de retalho e das cautelas na área imobiliária.

Bagão anula empréstimos para pagar dívidas da Saúde (Jornal de Negócios) Afinal, o Ministério da Saúde já não vai avançar com os empréstimos à banca no valor de 1.200 milhões de euros para liquidar as dívidas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta operação já estava praticamente montada, tendo os Ministérios das Finanças e da Saúde escolhido, inclusivamente, os consórcios bancários a que iria recorrer para proceder ao pagamento das dívidas em atraso.

PUB

«Não contem mais comigo para a política» (Diário Económico) «Não estou mais disponível para a vida política-partidária», diz Luís Mira Amaral, ex-ministro de Cavaco Silva e militante do PSD, comentando a forma como deixou a Caixa Geral de Depósitos. O banqueiro diz, ainda, em declarações ao Diário Económico, que sai de consciência tranquila e que fez o que lhe competia.

Martins impõe gestores (Diário Económico) Victor Martins, presidente indigitado da Caixa Geral de Depósitos, vai levar para a sua equipa, pelo menos, dois ou três gestores da sua confiança pessoal. Da anterior administração ficará, no mínimo, Carlos Costa, com quem o novo “homem-forte” da CGD tem uma relação próxima. A próxima administração do banco público vai tomar posse a 1 de Outubro.

Portugueses consomem mais apesar do aumento dos combustíveis (Público) Os combustíveis aumentaram, nos primeiros seis meses do ano, 12,4 por cento mas os portugueses, não só não reagiram a esta escalada dos preços, poupando nas bombas, como ainda gastaram mais, registando-se, em relação ao mesmo período no ano anterior, um crescimento de 2,9 por cento nos abastecimentos dos seus carros, denunciou ontem a associação ambientalista Quercus.

PUB

Administrador de "O Primeiro de Janeiro" condenado a pagar indemnização ao Estado (Público) O Tribunal de Oliveira de Azeméis condenou ontem o administrador do diário "O Primeiro de Janeiro", Eduardo Costa, a dois anos e seis meses de cadeia, com pena suspensa por um ano, e a pagar uma indemnização cível de 60.762 euros - mais juros de mora - que será repartida "solidariamente" pelos restantes quatro arguidos, num prazo de seis meses.

Empréstimos para consumo aumentam (Diário de Notícias) O crédito para consumo concedido pelas sociedades financeiras às famílias voltou a cair 0,2% no segundo trimestre deste ano, após uma quebra de 2,8% no primeiro trimestre. Pelo contrário, os empréstimos pedidos pelas empresas e destinados ao consumo aumentaram 8,4%, o que explica um ligeiro aumento de 1,7% no total de crédito concedido pelas sociedades financeiras.

Pub
Pub
Pub