Apagão "limpou" 400 milhões de euros da economia espanhola
O apagão que afetou a Península Ibérica no passado dia 28 de abril terá eliminado quase 400 milhões de euros da economia espanhola, de acordo com uma estimativa do CaixaBank.
PUB
"Estimamos que o apagão tenha um impacto pontual no PIB trimestral de menos de uma décima de ponto percentual, num valor inferior a 400 milhões de euros", aponta o banco num relatório de análise.
Outra análise da Bloomberg Economics prevê que o impacto imediato do apagão seja de 0,5% do PIB do segundo trimestre, embora indique que o impacto será recuperado nas próximas semanas.
PUB
O consumo das famílias caiu 34% no dia em questão, com o CaixaBank a basear os números no uso dos cartões de débito, compras online e nos multibancos. No entanto, a quebra foi compensada, ainda que de forma parcial, nos dias seguintes. Em termos reais, o CaixaBank aponta para uma redução líquida de 15%.
Sem impacto na economia geral, a expectativa é de que a economia de Espanha apresente um crescimento de 2,6% em 2025.
PUB
Em Portugal, o impacto do apagão pode ser bastante superior. O presidente da Associação Business Roundtable Portugal, Carlos Moreira da Silva, calcula que o impacto no PIB português não deve "andar muito longe de mil milhões [de euros]", sendo que há uma "quantia significativa de riqueza que não foi criada".
Mais lidas
O Negócios recomenda