Cronista
Nouriel Roubini Economista

Nouriel Roubini é professor de Economia na Stern School of Business, Universidade de Nova Iorque, e é "chairman" da consultora global de macroeconomia Roubini Global Economics (www.roubini.com) 

Economia
A enganadora retoma da América 18.01.2012 Nouriel Roubini
Nouriel Roubini Roubini: A grande falcatrua das criptomoedas 23.07.2019 Nouriel Roubini
Já é hora de os organismos regulatórios dos Estados Unidos e de outros países intervirem. Até agora, os reguladores estiveram distraídos enquanto o criptocancro se metastizava.
Nouriel Roubini Roubini: "É possível que Xi queira realmente uma guerra económica de grande dimensão" 27.06.2019 Nouriel Roubini 35
Nouriel Roubini, conhecido como o "Profeta da Desgraça" pelas previsões que fez em relação à crise financeira de 2008, traça três cenários possíveis para as relações entre os Estados Unidos e a China. Um artigo que pode ler aqui na íntegra, escrito pelo economista que prefere que lhe chamem "Dr. Realidade".
Nouriel Roubini O risco crescente de uma recessão e crise em 2020 24.06.2019 Nouriel Roubini
Além dos EUA, a fragilidade do crescimento da muito endividada China e de alguns outros mercados emergentes continua a ser uma preocupação, assim como os riscos económicos, políticos, financeiros e políticos na Europa.
Nouriel Roubini As consequências globais de uma guerra fria sino-americana 24.05.2019 Nouriel Roubini
Se o relacionamento é mal gerido - com os EUA a tentarem atrapalhar o desenvolvimento da China e conter a sua ascensão, e a China a projetar agressivamente o seu poder na Ásia e no mundo – seguir-se-á uma guerra fria, sendo que uma guerra quente também não pode ser descartada. No século XXI, a Armadilha de Tucídides engoliria não só os EUA e a China, mas o mundo inteiro.
Nouriel Roubini Mercados bipolares na “Nova Mediocridade” 30.04.2019 Nouriel Roubini
Ainda que esta lua-de-mel dos investidores com os mercados acionistas possa prolongar-se até ao fim do ano, esta vai continuar a ser uma relação inconstante e volátil. Várias deceções poderão desencadear outro movimento de fuga ao risco e, possivelmente, uma correção acentuada do mercado. A questão não é se isso acontecerá, mas quando.
Nouriel Roubini Compreender a postura mais expansionista da Fed 25.03.2019 Nouriel Roubini
Ainda que a Fed pareça disposta a tolerar um período de inflação temporária acima da meta, não pode permitir que se torne o novo status quo. Se este cenário surgir no final de 2019, ou no próximo ano, a Fed poderá subir a taxa diretora em mais 25 pontos base antes de estabelecer uma pausa prolongada.
Nouriel Roubini Perspetivas económicas ambíguas para 2019 18.02.2019 Nouriel Roubini
Pode haver fatores positivos suficientes para tornar este um ano relativamente decente, embora medíocre, para a economia global. Mas se alguns dos cenários negativos traçados acima se concretizarem, a desaceleração sincronizada de 2019 poderá levar a uma paralisação global do crescimento e a uma forte queda do mercado em 2020.
Nouriel Roubini Trump vs. Economia 08.01.2019 Nouriel Roubini
Trump é agora o Dr. Strangelove dos mercados financeiros. Como o louco paranóico no clássico filme de Stanley Kubrick, Trump está a flertar com a destruição económica mutuamente assegurada.
Nouriel Roubini As moedas digitais dos bancos centrais vão destruir as criptomoedas 03.12.2018 Nouriel Roubini
No devido tempo, a banca baseada nas CBDCs e os intermediários de fundos de empréstimos poderiam assegurar um sistema financeiro melhor e mais estável. Se as alternativas são um sistema de reservas fraccionárias propenso a crises e uma cripto-distopia, então devemos continuar abertos à ideia.
Nouriel Roubini A grande mentira da blockchain 26.10.2018 Nouriel Roubini 20
Aparentemente, os fanáticos da blockchain pretendem que confiemos num cartel anónimo, que não está sujeito a qualquer regra ou lei, em vez de confiar nos bancos centrais e intermediários financeiros regulados.

Marketing Automation certified by E-GOI