APC lança portal contra a burocracia. Quer tornar as queixas dos utilizadores "consequentes"
A Associação Portuguesa de Contribuintes (APC) lançou uma plataforma online onde os cidadãos e empresas podem denunciar casos concretos em que as burocracias tenham constituído um entrave na sua relação com a Administração Pública. A ideia é anualmente entregar um relatório ao Governo.
Em entrevista ao Negócios no canal NOW, o presidente da APC, Filipe Charteres de Azevedo, explica que este portal, batizado de “Stop Burocracia”, já vinha a ser pensado antes da criação do novo ministério da Reforma do Estado e que irá incidir, sobretudo, ao nível dos "ganhos rápidos", com vista a estimular a reforma administrativa.
PUB
A ideia será, nas palavras de Charteres de Azevedo, tornar as "queixas" dos utilizadores "consequentes". Assume levar algumas dessas medidas ao Governo, "fazer petições para obrigar os partidos a tomar ações" e "fazer com que estas iniciativas não tenham dono e que não se entre no debate partidário", promovendo antes a ação para que "as coisas evoluam".
Sobre este plano de reporte ao Governo e questionado quanto à regularidade destes eventuais relatórios, o presidente da APC explica que, para já, "temos que ganhar alguma tração e perceber que tipo de questões vamos ter e a gravidade" das mesmas. Ainda assim, aponta para pelo menos anualmente "ter um relatório mais estruturado", mas acrescenta que "sempre que virmos que existe necessidade, abertura ou oportunidade", o objetivo é "conseguirmos colocar o tema em cima da mesa para um ou outro detalhe que pode fazer a diferença a qualquer das pessoas".
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda