Ascensor da Glória é notícia nos principais jornais internacionais
Citando a agência Associated Press (AP), a notícia do descarrilamento era destaque na página 'online' do jornal norte-americano Washington Post.
"As autoridades chamaram-lhe um acidente, o pior da história recente da cidade, e lançou uma sombra sobre o encanto de Lisboa para os milhões de turistas estrangeiros que chegam todos os anos", referiu a AP.
PUB
Já a agência France-Presse sublinhou que o Governo decretou um dia de luto nacional, hoje, e que o Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito às causas do desastre, a agência espanhola EFE destacou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, cancelou quase toda a agenda para hoje, enquanto a também espanhola Europa Press revelou que, pelo menos, dois cidadãos espanhóis estão entre os feridos.
O diário francês Le Monde titula "Ascensor da Glória, em Lisboa, descarrila, fazendo pelo menos 15 mortos e 18 feridos", escrevendo que o acidente, cuja causa permanece desconhecida, fez com que a carruagem do famoso ascensor capotasse.
Também o Le Fígaro destaca no seu 'site' "Portugal: O icónico elevador de Lisboa descarrila, matando 15 pessoas, um dia de luto nacional", referindo que a justiça portuguesa anunciou a abertura de um inquérito após o acidente, cujas causas são ainda desconhecidas.
PUB
O jornal espanhol El Pais recordou que "este não é o primeiro acidente reportado no elevador (...). Outro incidente ocorreu no dia 07 de maio de 2018, devido a uma falha nos serviços de manutenção do funicular, embora o incidente tenha sido resolvido sem vítimas".
Já o espanhol El Mundo destaca imagens do descarrilamento do elevador, titulando: "Portugal. O descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, fez 15 mortos e 18 feridos, dois deles espanhóis".
O jornal inglês The Times destaca "Quinze mortos e 18 feridos após descarrilamento de funicular em Lisboa", o The Guardian "Portugal declara dia de luto pelas 15 pessoas que morreram no acidente com o elevador" e a BBC "Lisboa em choque após queda de elevador que faz 15 mortos".
PUB
Em Itália, o Corriera dela Sera destaca "Lisboa, desastre do funicular: 15 mortos. "Os trabalhadores tinham reportado os riscos", adiantando que há uma italiana entre os feridos, e o La Stampa "Desastre no teleférico de Lisboa", referindo que há 15 mortos.
Do outro lado do Mundo, o brasileiro O Globo destaca "'Bondinho' de Lisboa. Elevador da Glória descarrila, tomba e deixa 15 mortos; acidente foi provocado por rompimento de cabo" enquanto a Folha de São Paulo escreve "'Bondinho' descarrilha em Lisboa e mata pelo menos 15 pessoas", salientando que não há vítimas brasileiras.
Também o Washington Post titula "15 mortos e 18 feridos após descarrilamento do popular elevador da Glória em Lisboa", o The New York Times", escreve "Pelo menos 15 mortos após descarrilamento e queda do Funicular de Lisboa, segundo as autoridades" e a CNN News "Comboio histórico de Lisboa descarrila em acidente mortal em ponto turístico".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Acidente (geral) Morte Desastres acidentes e emergências Lisboa BBC O Globo EFE The Times El País La Stampa Associated Press Folha de S.Paulo El Mundo Le Figaro Luís MontenegroQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda