Banco central brasileiro mantém taxa de juro inalterada
O Comité de Política Monetária (Copom) do Banco Central brasileiro anunciou ontem à noite que manteve pelo quarto mês consecutivo a taxa de juro de referência nos 16%.
A decisão foi unânime dentro da entidade monetária, refere em comunicado, acrescentando que não se esperam alterações na taxa antes da próxima reunião mensal de Setembro marcada para 14 e 15 do próximo mês.
PUB
Desde Abril passado, quando a taxa de juro designada de Selic foi reduzida em 0,25 pontos percentuais, que o Copom tem alegado o risco de aumento da inflação para não dar continuidade à política de corte na taxa iniciada no ano passado.
Este mês, não foi diferente. Em nota oficial, a entidade avança que «tendo em vista as perspectivas para a trajectória da inflação, o Copom decidiu por unanimidade manter a taxa Selic em 16% ao ano, sem viés».
Na última acta da reunião passada, o órgão admitiu mesmo prosseguiu a um aumento na taxa, caso as pressões inflacionistas se mantivessem.
PUB
No inicio desta semana, o mercado reduziu pela primeira vez após 13 semanas as perspectivas para a inflação deste ano, de 7,20% para 7,16%, ainda assim acima da previsão governamental de 5,5%.
Os 20 analistas financeiros consultados pela Reuters apontavam para a
manutenção da taxa de juro neste mês.
PUB
*Correspondente em São Paulo
Mais lidas
O Negócios recomenda