Cerimónia nos Jerónimos evoca assinatura da adesão de Portugal à UE há 40 anos
O Mosteiro dos Jerónimos acolhe esta quinta-feira, 40 anos depois, uma cerimónia evocativa da assinatura do Tratado de Adesão às Comunidades Europeias, que contará com intervenções do Presidente da República, do primeiro-ministro e do presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Durante a cerimónia, será assinada a Declaração de Lisboa, que "reafirma a vocação europeia de Portugal e o contributo português para o aprofundamento da União", indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), em comunicado.
PUB
As comemorações da adesão de Portugal prolongam-se até 2026 -- a entrada efetiva ocorreu em 1 de janeiro de 1986 -, e pretendem assinalar "40 anos de sucesso", mas também "lançar as sementes do futuro", disse à Lusa o comissário das celebrações Carlos Coelho, ex-eurodeputado e atual vice-presidente do PSD.
Além das intervenções de Marcelo Rebelo de Sousa, de Luís Montenegro e de António Costa, também está previsto um discurso do antigo presidente da Comissão Europeia e antigo primeiro-ministro português, José Manuel Durão Barroso.
Será ainda exibido um vídeo evocativo da assinatura do Tratado onde serão destacados Mário Soares e Ernâni Lopes, então primeiro-ministro e ministro das Finanças, respetivamente -- ambos já falecidos.
PUB
Na assinatura de há 40 anos, participaram também Rui Machete, então vice-primeiro-ministro, e Jaime Gama, na qualidade de ministro dos Negócios Estrangeiros.
A cerimónia contará ainda com "expressões culturais que celebram a identidade portuguesa e o compromisso com o projeto europeu", nomeadamente atuações da Orquestra Geração, "projeto de inclusão social que simboliza o potencial da juventude portuguesa", de cante alentejano pelo grupo Os Lagóias de Portalegre e uma interpretação de fado por Sara Correia, cabendo o encerramento à Banda do Exército.
Saber mais sobre...
Saber mais Cerimónia Portugal União Europeia Jerónimos Ministério dos Negócios Estrangeiros António Costa Comunidades Europeias Comissão Europeia Conselho Europeu Sara Correia Ernâni Lopes José Manuel Durão Barroso Jaime GamaMais lidas
O Negócios recomenda