Ao minutoAtualizado há 20 min10h20

Governo confirma dois mortos. Tempestade deixa "centenas de milhares" sem eletricidade

Acompanhe os desenvolvimentos sobre os impactos da tempestade Kristin no país. Efeitos da depressão já fizeram uma vítima mortal.
1/8
Foto: Carlos Barroso / Lusa - EPA Efeitos da depressão Kristin na Linha do Oeste Foto: Paulo Novais / Lusa - EPA Efeitos da depressão Kristin na Figueira da Foz Foto: Carlos Barroso / Lusa - EPA Efeitos da depressão Kristin nas Caldas da Rainha Foto: Carlos Barroso / Lusa - EPA Efeitos da depressão Kristin nas Caldas da Rainha Foto: Paulo Novais / Lusa - EPA Efeitos da depressão Kristin na Figueira da Foz Foto: Paulo Novais / Lusa - EPA Efeitos da depressão Kristin na Figueira da Foz Foto: Paulo Novais / Lusa - EPA Efeitos da depressão Kristin na Figueira da Foz Foto: José Coelho / Lusa - EPA Depressão Kristin
Negócios 10:05
Últimos eventos
há 26 min.10h14

Depressão Kristin deixa quase 700 mil clientes sem eletricidade

Segundo o ponto de situação feito às 10h00 pela E-REDES,  permaneciam 686 mil clientes afetados, sobretudo nos distritos da Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Santarém e Setúbal

O pico de impacto foi registado por volta das 6h00 da manhã, com cerca de 1 milhão de clientes sem fornecimento de energia

As operações de reposição foram condicionadas durante a madrugada pelas más condições meteorológicas, que dificultaram a mobilidade das equipas no terreno. Com a melhoria gradual das condições, estão agora reunidas as condições para avançar com a resolução das avarias registadas nos níveis de Alta, Média e Baixa Tensão.

A E-REDES tem atualmente 1.200 operacionais mobilizados no terreno, concentrados na reposição do fornecimento nas zonas mais afetadas.

há 38 min.10h03

Tempestade causou pelo menos dois mortos. Governo confirma "centenas de milhares" sem eletricidade

O gabinete do primeiro-ministro deu esta manhã conta de duas mortes em consequência da tempestade Kristin, ao "lamentar profundamente", num comunicado, "a perda de duas vidas" e apresentar "sentidas condolências às famílias".

Até agora só havia registo de uma morte, em Vila Franca de Xira, Lisboa, após uma árvore ter caído em cima da viatura ligeira em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à agência Lusa fonte da proteção civil.

Neste comunicado, o Executivo confirmou ainda que "algumas centenas de milhares de pessoas" continuam sem eletricidade, estando a ser "desenvolvidos todos os esforços para reposição da normalidade nas zonas mais afetadas". "Estão a ser desenvolvidos todos os esforços para reposição da normalidade nas zonas mais afetadas, designadamente em termos de fornecimento elétrico, vias de comunicação e de meios de transporte, que em algumas situações exigirão intervenções físicas", pode ler-se.

O Governo classifica a tempestade Kristin como "um evento climático extremo, que causou danos significativos em partes do território", mas sublinha que as "consequências foram minimizadas pelos avisos atempados da proteção civil e a postura responsável e prudente da população portuguesa".

Notícia atualizada

08h40

Várias localidades de Coimbra sem água

Várias localidades de Coimbra estão esta quarta-feira sem abastecimento de água, divulgou a Águas de Coimbra nas redes sociais, após a passagem da depressão Kristin.

"Devido à falha de energia elétrica registada em vários locais, encontram-se inoperacionais alguns hidropressores, pelo que não haverá abastecimento de água nas seguintes zonas: Abelheira, Aeródromo, Arzila, Cabouco, Cruz dos Morouços, Loureiro, Monte de Bera, Rio de Galinhas, Vale da Luz, Vendas de Ceira, Vila Verde, Zouparria, S. Marcos e Póvoa do Pinheiro", divulgou a empresa.

A Águas de Coimbra disse ainda estar a acompanhar a situação e que atualizará a informação logo que seja oportuno.

A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, para fazer face à nova depressão meteorológica, com efeitos mais intensos durante a madrugada passada. Os distritos de Coimbra e Leiria foram os mais afetados pelo vento.

08h40

IP4 cortado no Marão e autoestradas condicionadas pela neve em Vila Real

O Itinerário Principal 4 (IP4) está cortado na serra do Marão por causa da queda de neve, que está também a condicionar a circulação em troços das autoestradas 4, 24 e 7, na zona de Vila Real.

A informação foi avançada à agência Lusa por fonte da GNR de Vila Real que, pelas 07:30, disse que o IP4, entre os nós da Campeã (Vila Real) e da Aboadela (Amarante), num troço na zona da serra do Marão, se encontra fechado por causa da queda de neve.

A alternativa, segundo a GNR, é a A4, pelo túnel rodoviário do Marão, que, no entanto, também se encontra com a circulação condicionada nesta zona devido à acumulação de neve.

A circulação também se faz com dificuldade na A4, na zona de Lamares, bem como na 24, entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, e na A7, na zona de Vila Pouca de Aguiar.

08h39

Queda de árvore obriga a "via única" na ligação da Fertagus entre Setúbal e Lisboa

A queda de uma árvore sobre a linha ferroviária da Fertagus, que liga Lisboa e Setúbal pela ponte 25 de Abril, obrigou esta quarta-feira à utilização de "via única, entre Palmela e Pinhal Novo", provocando "circulação com atrasos".

O aviso consta da página da Internet da empresa que detém a concessão do transporte ferroviário de passageiros no denominado eixo norte-sul, com 14 estações, entre Roma-Areeiro (Lisboa) e Setúbal.

Dez das estações situam-se na margem sul do Tejo (Setúbal, Palmela, Venda do Alcaide, Pinhal Novo, Penalva, Coina, Fogueteiro, Foros de Amora, Corroios e Pragal) e quatro na margem norte (Campolide, Sete Rios, Entrecampos e Roma-Areeiro).

08h39

Metro Mondego suspenso em Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo

O serviço do Metro Mondego, em Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã está todo suspenso, disse esta quarta-feira à agência Lusa fonte da Câmara de Coimbra.

Na sequência do mau tempo, o serviço urbano e suburbano foi suspenso, precisou a mesma fonte.

"Estão a tentar colocar em funcionamento o troço urbano, que será o mais rápido, mas sem previsão", adiantou.

Entre as 00:00 e as 06:00, a proteção civil foi chamada para 655 ocorrências em todo o país.

Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, após outras duas tempestades nos últimos dias -- Ingrid e Joseph --, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

07h41

Um morto em queda de árvore em cima de carro em Vila Franca de Xira

Uma pessoa morreu em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima da viatura ligeira em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à agência Lusa fonte da proteção civil,

"Temos o registo de um morto em Povos, em Vila Franca de Xira. Acidente ocorreu de madrugada", disse à agência Lusa Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Paulo Santos realçou também que "a situação está a ser muito difícil no distrito de Leiria".

"Temos também uma situação no distrito de Leiria que ainda não temos toda informação, mas temos muitos danos no edificado, linhas telefónicas, linhas elétricas uma destruição muito grande", disse.

Segundo Paulo Santos, nas últimas horas a situação foi "muito gravosa" tendo sido registadas, entre as 00:00 e as 06:00, 655 ocorrências, com especial incidência no distrito de Lisboa, Península de Setúbal e na região Oeste.

07h34

PSP alerta as populações de Coimbra e Leiria para se manterem em segurança em casa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou esta quarta-feira as populações dos distritos de Coimbra e de Leiria para se manterem em segurança nas suas habitações, disse à agência Lusa fonte oficial.

Fonte oficial da PSP avisou que há "estradas intransitáveis e árvores caídas", e pediu que as pessoas não saiam de casa.

Também à Lusa, o comandante distrital de Leiria da PSP, Domingos Urbano Antunes, pediu às pessoas para que "mantenham a calma, que fiquem em casa e não circulem na via pública", para que os trabalhos das organizações de socorro possam ser feitos.

07h34

Miranda do Corvo encerra escolas

As escolas de Miranda do Corvo vão estar esta quarta-feira encerradas, anunciou esta Câmara do distrito de Coimbra nas redes sociais.

Na sequência da depressão Kristin, que atingiu a região pouco depois das 05:00, a Câmara decidiu encerrar os estabelecimentos de ensino e ainda solicitar à população que tenha especial atenção a eventuais obstáculos nas vias.

"Uma noite de extremo mau tempo provocado pela tempestade Kristin provocou inúmeras ocorrências no concelho. Uma equipa conjunta do Executivo Municipal, Proteção Civil, Bombeiros Voluntários e Juntas de Freguesia têm feito um acompanhamento e monitorização permanente desde a noite de 27 de janeiro", disse a Câmara.

O mercado semanal exterior foi cancelado, limitando-se a ocorrer no interior, explicou ainda a Câmara.

07h33

Depressão Kristin deixa 855 mil portugueses em eletricidade. Vários danos em infraestruturas

Pedro Brutt Pacheco

Ao início da manhã desta quarta-feira, cerca de 855 mil portugueses estavam sem eletricidade, segundo informação avançada pela E-Redes pelas 07:00 horas. Já pelas 06:00 horas da manhã os números foram ainda mais significativos, com um milhão de pessoas sem energia. Leia a notícia completa .

07h28

Árvores, postes de eletricidade e estabelecimentos destruídos em Torres Vedras

A passagem da tempestade Kristin por Torres Vedras deixou esta noite árvores de grande e médio porte e postes de energia elétrica caídos e vários estabelecimentos destruídos, incluindo uma grande oficina cujo teto voou com o vento.

"Temos muitas ocorrências. Há árvores de grande porte tombadas junto à Câmara Municipal, também no emblemático jardim da Graça, ficaram vários estabelecimentos destruídos -- o teto da oficina Banix desapareceu e há muitos estragos, por exemplo. Também na Escola Secundária Madeira Torres", disse à Lusa o vereador torreense para a Proteção Civil, Diogo Guia.

A mesma fonte adiantou que é um cenário que se repete um pouco por todo aquele concelho, igualmente nas zonas mais rurais.

Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Saber mais sobre...
Saber mais Transporte ferroviário Lisboa Porto
Pub
Pub
Pub