Empresas espanholas interessadas nas privatizações nacionais

Jornal espanhol "Cinco Días" revela que as empresas do país vizinho já mostraram interesse em participar no plano de privatizações luso que vai começar com o novo Governo.
Negócios 07 de Junho de 2011 às 13:12

A informação é hoje avançada pelo jornal espanhol "Cinco Días", que revela que "1400 empresas, entre elas quase todas as do IBEX35, têm interesses no país vizinho", de acordo com os números avançados pela Câmara do Comércio Luso Espanhol. Muitas destas empresas estão interessadas em participar no plano de privatizações nacional que prevê arrecadar mais de 5,5 mil milhões de euros.

"A tudo isto soma-se os intercâmbios comerciais entre ambos os países", escreve o jornal espanhol. "Em 2010 Espanha exportou para Portugal mercadorias no valor de 16,5 mil milhões de euros, e as importações ascenderam aos 8,5 mil milhões. Números que reforçam o papel de Portugal como parceiro comercial de referência". No ano passado Portugal tornou-se o terceiro parceiro comercial mais importante para o país vizinho, apenas superado por França e pela Alemanha.

PUB

Apesar de a anunciada venda de empresas públicas nacionais estar a animar as empresas espanholas, algumas mostram-se ainda preocupadas com a suspensão das ligações de alta velocidade.

"Constructoras como ACS, Sacyr, Acciona ou Ferrovial, com importantes projectos de concessões no país vizinho, mostram preocupação com a suspensão dos projectos para ligar, mediante a alta velocidade ferroviária, Madrid-Lisboa e Vigo-Porto", escreve o "Cinco Días" recordando que o PSD, vencedor das eleições legislativas, leva no seu programa a paralisação dessas ligações.

Saber mais sobre...
Saber mais privatizações TAP TGV Espanha BPN
Pub
Pub
Pub