Europa debate lavagem de dinheiro

O Parlamento Europeu vai debater, na próxima quarta-feira, as revelações dos esquemas financeiros da empresária angolana Isabel dos Santos, os ‘Luanda Leaks’, no âmbito de um debate sobre branqueamento de capitais na União Europeia (UE).
Bloomberg
Lusa 06 de Fevereiro de 2020 às 22:42

Fontes europeias afirmaram à agência Lusa que, na reunião desta quinta-feira da conferência de presidentes do Parlamento Europeu, foi aprovada a realização de um “ponto da situação da luta contra o branqueamento de capitais na UE à luz das revelações do ‘Luanda Leaks’”.

Esta semana, as bancadas parlamentares europeias dos Verdes e da Esquerda Unitária (GUE/NGL) pediram um debate sobre este caso para a próxima sessão plenária, que decorre em Estrasburgo. Estes pedidos tiveram esta quinta-feira ‘luz verde’, com algumas alterações, na conferência de presidentes do Parlamento Europeu, contando com o apoio da maioria das famílias políticas ali representadas, incluindo as duas maiores, a Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D) e o Partido Popular Europeu (PPE). Não será adotada uma tomada de posição do Parlamento Europeu, apenas uma discussão entre os eurodeputados.

PUB

Como é habitual, o debate contará com declarações iniciais do Conselho Europeu e da Comissão Europeia, que ainda não se pronunciaram sobre os ‘Luanda Leaks’, adiantaram as fontes europeias à Lusa.

Inicialmente, os Verdes europeus e o GUE/NGL pediram um debate centrado no caso dos ‘Luanda Leaks’, mas o título e o conteúdo da discussão geraram algumas apreensão no S&D e no PPE.

Saber mais sobre...
Saber mais Luanda Leaks Parlamento Europeu
Pub
Pub
Pub